Rádio comercial 2019-24

cinco anos de transformações (sem muitas mudanças)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ecomps.3036

Palavras-chave:

Rádio, Ecossistema midiático, Circuitos Comunicacionais, Midiatização, Mito

Resumo

O artigo busca demonstrar como o rádio, enquanto instituição social, se adequou ao ecossistema midiático no período de cinco anos. Para isso, compara percepções contemporâneas com registros feitos em 2019 de programações radiofônicas e de usos dados a ferramentas digitais pelas estações. O artigo também aponta que a mitologia instituída do rádio brasileiro condiciona tanto as mudanças percebidas como as leituras que são feitas dessas transformações. Propõe, então, que o rádio deva ser observado a partir de seu posicionamento como uma dentre muitas experiências midiatizadas de escuta, isto é, uma entidade que participa dos processos de circulação da informação em circuitos comunicacionais.

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Biografia do Autor

Daniel Gambaro, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Campinas (PPGS-Unicamp). Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Universidade de São Paulo (PPGMPA-USP). Vice-coordenador do MidiaSon – Grupo de Estudos e Produção em Mídias Sonoras da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

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Publicado

04-04-2025

Como Citar

Gambaro, D. (2025). Rádio comercial 2019-24: cinco anos de transformações (sem muitas mudanças). E-Compós. https://doi.org/10.30962/ecomps.3036

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