Publicidade, imaginário e consumo: anúncios no cotidiano feminino

  • Elisa Reinhardt Piedras
Palavras-chave: publicidade, imaginário, consumo, cotidiano, mulher

Resumo

Nessa pesquisa, partimos do seguinte problema: Como o imaginário e o consumo atravessam a relação cotidiana das pessoas com a publicidade? Como elas definem a sua relação com a publicidade, que usos fazem dela, que competências desenvolveram para compreendê-la, como se apropriam do fluxo publicitário? Logo, exploramos como o imaginário atravessa a publicidade, a relação desta com o consumo na sua configuração pós-moderna; e a comunicação persuasiva como tecnologia do imaginário e da sedução, seu fundo, forma e práticas do cotidiano. Através de uma estratégia metodológica que mescla entrevistas e grupos de discussão, observamos os relatos de mulheres adultas sobre seu imaginário, suas práticas de consumo e especialmente sua relação com a publicidade; chegando a resultados que explicitam condicionantes ligados à renda e a escolaridade.

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Publicado
10-03-2009
Como Citar
Piedras, E. R. (2009). Publicidade, imaginário e consumo: anúncios no cotidiano feminino. E-Compós, 11(3). https://doi.org/10.30962/ec.306
Seção
Artigos Originais