Melomania, nostalgia e autorismo

A canção no cinema de Kleber Mendonça Filho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ecomps.3094

Palavras-chave:

Canção, Cultura pop, Melomania, Nostalgia, Kleber Mendonça Filho

Resumo

Este artigo analisa o processo criativo no uso de canções populares nos longas-metragens dirigidos por Kleber Mendonça Filho, a fim de demonstrar que a seleção musical em seus filmes revela traços estilísticos recorrentes e autorais, como a melomania e a nostalgia. O corpus analisado compreende os longas O som ao redor (2012), Aquarius (2016), Bacurau (2019) e Retratos fantasmas (2023). A pesquisa adota como metodologia a crítica inferencial, que considera contextos culturais do processo criativo, com foco nas relações entre a poesia lírica e a ação dramática. Os resultados indicam que a seleção musical funciona como elemento estruturante da narrativa e da caracterização de personagens.

Downloads

Biografia do Autor

Breno Alvarenga, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (PPGCine-UFF), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM-UFPE) e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou dois intercâmbios com estudos em cinema, na Universidad de Granada (Espanha) e na Universidad Nacional de La Plata (Argentina).

Rodrigo Carreiro, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

Coordenador e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco, instituição onde cursou Mestrado e Doutorado em Comunicação. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Categoria E. Fez pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Referências

ALVARENGA, B. A música popular em Aquarius: uma análise do uso de canções pré-existentes na narrativa fílmica. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

BARTMANSKI, D; WOODWARD, I. Vinyl: the analogue record in the digital age. London: Bloomsbury Academic, 2015.

BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Cia das Letras, 2006.

BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz: a encenação do cinema. Campinas: Papirus, 2009.

BORDWELL,D.; THOMPSON, K. Film history: an introduction. 4. ed. New York: MacGraw-Hill, 2018.

__________, D. On the history of film style. Cambridge: Harvard University Press, 1998.

BOURDIEU, P. La distinction: Critique sociale du jugement. Paris: Les Éditions de Minuit, 1979.

CONTENTE, R. ‘Som é 50% do meu filme’, diz Kleber Mendonça Filho. JC Online, 4 jan. 2013. Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/canal/cultura/cinema/noticia/2013/01/04/som-e-50_porcento-do-meu-filme-diz-kleber-mendonca-filho-68806.php. Acesso em: 19 jun. 2024.

COUSINS, M. História do Cinema. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

DELEUZE, G.; Guattari, F. Anti-Oedipe: capitalisme et schizophrénie. Paris: Minuit, 2010.

DENORA, T. Music in everyday life. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

FLORO, P. Entrevista: DJ Dolores. Revista O Grito!, 18 out. 2013. Disponível em: https://revistaogrito.com/entrevista-dj-dolores/. Acesso em: 3 fev. 2025.

FONSECA, R. A consagração de Kleber Mendonça. Revista da Cinema, 14 jul. 2016. Disponível em: http://revistadecinema.com.br/2016/07/a-consagracao-de-kleber-mendonca/. Acesso em: 19 jun. 2024.

GORBMAN, C. Auteur Music. In: Beyond the soundtrack: representing music in cinema, pp. 149-162. Oakland: University of California Press, 2007.

HUBBERT, J. The compilation soundtrack from the 1960s to the present. In: GORBMAN, C.; KALINAK, K.; RICHARDSON, J. (orgs.). The Oxford Handbook of film music, pp. 291-318, New York: Oxford University Press, 2013.

KALINAK, K. Film music: a very short introduction. New York: Oxford University Press, 2010.

KRISTEVA. J. Introdução à sem análise. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

LERINA, R. Retratos fantasmas registra o apagamento e a permanência. Matinal Jornalismo, 24 ago. 2023. Disponível em: https://www.matinaljornalismo.com.br/rogerlerina/cinema/retratos-fantasmas-registra-o-apagamento-e-a-permanencia/. Acesso em: 19 jun. 2024.

LOUREIRO, Mônica. Bacurau: trilha explora contrastes para sublinhar conflito e usa True, do Spandau Ballet, como hit enlatado. Reverb, 1 ago. 2019. Disponível em: https://reverb.com.br/artigo/bacurau-trilha-explora-contrastes-para-sublinhar-conflito-e-usa-true-do-spandau-ballet-como-hit-enlatado. Acesso em: 18 jun. 2024.

MARKS, L.U. The skin of the film: intercultural cinema, embodiment, and the senses. Durham e Londres: Duke University Press, 1999.

NASCIMENTO, D.; VERAS, L. Fiz o contrário do que se esperava. Continente, 2 set. 2019. Disponível em: https://www.revistacontinente.com.br/edicoes/225/rfiz-o-contrario-do-que-se-esperavar--20. Acesso em: 19 jun. 2024.

NOWAK, R. Consuming music in the digital era: technologies, roles and everyday life. London: Palgrave Macmillan, 2016.

OBICI, G. Condição da escuta: mídias e territórios sonoros. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.

TRILHA SONORA MUSICAL do filme bacurau – Auditório Evaldo Coutinho 5 set. 2019, YouTube, 9 set. 2019. Duração: 1h45m. Disponível em: https://youtu.be/4hQjVGAZ4pQ. Acesso em: 19 jun. 2024.

PEREIRA, L.O. O Cinema na Música de Bacurau. Continente, 11 set. 2019. Disponível em: https://www.revistacontinente.com.br/secoes/artigo/o-cinema-na-musica-de-bacurau. Acesso em: 19 jun. 2024.

PINHEIRO, M. Kleber Mendonça Filho sob o signo de ‘Aquarius’. Arte Brasileiros, 16 maio 2018. Disponível em: https://artebrasileiros.com.br/cultura/sob-o-signo-de-aquarius/. Acesso em: 19 jun. 2024.

QUINES, S.O. Alta Fidelidade: o consumo de vinil na era da reprodutibilidade digital. Dissertação (Comunicação), Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013.

SANCHES, P.A. Bacurau é aqui. Carta Capital, 28 ago. 2019. Disponível em: https://farofafa.cartacapital.com.br/2019/08/28/bacurau-filme/. Acesso em: 7 nov. 2023.

SOUZA, T.A. Retratos fantasmas, 26 set. 2023. Disponível em: https://tomazalvessouza.bandcamp.com/album/retratos-fantasmas. Acesso em: 19 jun. 2024.

TRUFFAUT, F. Le plaisir des yeux: Écrits sur le cinema. Paris: Cahiers du Cinéma, 1990.

Downloads

Publicado

03-03-2025

Como Citar

Alvarenga, B., & Carreiro, R. (2025). Melomania, nostalgia e autorismo: A canção no cinema de Kleber Mendonça Filho. E-Compós. https://doi.org/10.30962/ecomps.3094

Edição

Seção

Ahead of Print