Melomanía, nostalgia y autorismo

la canción en el cine de Kleber Mendonça Filho

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30962/ecomps.3094

Palabras clave:

Canción, Cultura pop, Nostalgia, Autorismo, Kleber Mendonça Filho

Resumen

Este artículo analiza el proceso creativo en el uso de canciones populares en largometrajes dirigidos por Kleber Mendonça Filho, con el objetivo de demostrar que la selección musical en sus películas revela rasgos estilísticos y autorales recurrentes, como la melomanía y la nostalgia. El corpus analizado incluye los largometrajes O som ao redor (2012), Aquarius (2016), Bacurau (2019) y Retratos fantasmas (2023). La investigación adopta como metodología la crítica, sino que considera los contextos culturales del proceso creativo, con un enfoque predominante en las relaciones entre la poesía lírica y la acción dramática. Los resultados indican que la selección musical funciona como un elemento estructurante de la narrativa y de la caracterización de los personajes.

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Biografía del autor/a

Breno Alvarenga, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (PPGCine-UFF), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM-UFPE) e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou doutorado sanduíche na Norwegian University of
Science and Technology (NTNU), na Noruega. É, ainda, diretor e roteirista de cinema.

Rodrigo Carreiro, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFPE) e do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco, instituição onde cursou mestrado e doutorado em Comunicação. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Categoria E. Fez pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Citas

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Filmografia

AQUARIUS. Direção de Kleber Mendonça Filho. Roteiro de Kleber Mendonça Filho. Produção de Saïd Ben Saïd, Emilie Lesclaux e Michel Merkt. Coprodução de VideoFilmes e Globo Filmes. Recife: CinemaScópio; SBS Productions; VideoFilmes; Globo Filmes, 2016. (142 min.)

BACURAU. Direção e roteiro de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Produção de Emilie Lesclaux, Saïd Ben Saïd e Michel Merkt. Brasil; França: CinemaScópio; SBS Productions; Globo Filmes; Arte France Cinéma; Canal Brasil; Telecine, 2019. (131 min.)

O SOM AO redor. Direção e roteiro de Kleber Mendonça Filho. Produção de Emilie Lesclaux. Recife: CinemaScópio, 2012. (131 min.)

RETRATOS FANTASMAS. Direção e roteiro de Kleber Mendonça Filho. Produção de Emilie Lesclaux (CinemaScópio), com coprodução de Silvia Cruz e Felipe Lopes. Recife: CinemaScópio; Vitrine Filmes, 2023. (93 min.)

Publicado

03-03-2025

Cómo citar

Alvarenga, B., & Carreiro, R. (2025). Melomanía, nostalgia y autorismo: la canción en el cine de Kleber Mendonça Filho. E-Compós, 28. https://doi.org/10.30962/ecomps.3094

Número

Sección

Artigos Originais