O Programa Bolsa Família na Revista Veja: assistencialismo governamental ou ressentimento midiático?

  • Jose Luiz Aidar Prado
  • Moassab Andréia
Palavras-chave: Programa Bolsa Família, assistencialismo, empoderamento, emancipação, sociedades da comunicação, sociedade de controle.

Resumo

Esse texto discute aspectos do Programa Bolsa Família ligados à superação das desigualdades socioeconômicas na confluência entre mundo vivido e instâncias sistêmicas da sociedade da comunicação. A mídia semanal afirma que o programa é assistencialista. Examinaremos reportagens de Veja de 2005 e 2006 sobre o programa. Nossa questão assim se coloca: como a população pode tornar o PBF emancipatório por meio da criação de novas sociabilidades? O PBF suporta em seu corte burocrático a expressão de efeitos de multidão (plurilinguísticos) que criem efeitos emancipatórios para além da transferência de renda (empoderamento, melhoria do estado de bem-estar)? Como enfrentar o paradoxo de que ao colocar suas demandas de modo participativo e sistêmico, podem perder-se os efeitos de multidão vindos do mundo da vida?

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
26-09-2011
Como Citar
Aidar Prado, J. L., & Andréia, M. (2011). O Programa Bolsa Família na Revista Veja: assistencialismo governamental ou ressentimento midiático?. E-Compós, 14(1). https://doi.org/10.30962/ec.531
Seção
Artigos Originais