A prática da pesquisa em comunicação - abordagem metodológica como tomada de decisões

  • José Luiz Braga
Palavras-chave: Pesquisa em Comunicação – Metodologias – Problematização – Fundamentação Teórica – Observação Sistemática – Objeções.

Resumo

O texto toma como eixo a questão prática de como fornecer, na realidade atual dos programas de pós-graduação em Comunicação, apoio para o encaminhamento metodológico adequado de teses e dissertações. Assume que pesquisas empíricas são um processo formativo essencial para mestrandos e doutorandos. Considerando a ineficácia da adoção de regras metodológicas apriorísticas e rígidas e a grande variedade de ângulos teóricos e de tipos de objeto na área, propõe perspectivas básicas e transversais para cuidados metodológicos, adequados à diversidade de pesquisas qualitativas. Observa que o abandono das regras apriorísticas torna a tomada refletida de decisões um elemento central do encaminhamento metodológico. O artigo oferece reflexões sobre três elementos da pesquisa: problematização, fundamentação teórica e observação empírica. Trata finalmente das objeções como processo central no avanço do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
26-09-2011
Como Citar
Braga, J. L. (2011). A prática da pesquisa em comunicação - abordagem metodológica como tomada de decisões. E-Compós, 14(1). https://doi.org/10.30962/ec.665
Seção
Artigos Originais

Most read articles by the same author(s)