Imagens periféricas: os Estudos Culturais e o Terceiro Cinema

Autores

  • Angela Prysthon

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.73

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Terceiro Cinema, Cultura contemporânea

Resumo

Este artigo pretende apresentar algumas notas sobre as possibilidades de conexão entre o campo dos Estudos Culturais e o Cinema contemporâneo. A intenção é tanto verificar como a própria configuração do cinema (especialmente aqueles filmes produzidos na periferia mundial ou aquilo que ainda pode ser chamado de Terceiro Cinema) demanda o olhar interdisciplinar que caracteriza a empresa metodológica dos Estudos Culturais, como também encontrar em alguns traços comuns que definem o cinema periférico novos desafios e inquietações para a teoria da cultura contemporânea. Para efetivar essa dupla operação, começaremos por apresentar muito panorâmica e resumidamente o surgimento dos Estudos Culturais e as transformações ocorridas ao longo dos últimos cinqüenta anos na área, associando posteriormente essa trajetória à consolidação progressiva do circuito cinematográfico das margens do capitalismo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Prysthon, A. (2006). Imagens periféricas: os Estudos Culturais e o Terceiro Cinema. E-Compós, 6. https://doi.org/10.30962/ec.73

Edição

Seção

Dossiê Temático