Unanswered Questions in Audience Research
DOI:
https://doi.org/10.30962/ec.76Palavras-chave:
Estudos de Recepção, Metodologia, Estudos CulturaisResumo
Como o seu título insinua, este artigo explora diversas perguntas não respondidas, assim como questões em aberto, ligadas à pesquisa contemporânea de audiência. Estas incluem: modelos da “audiência ativa”; questões de poder cultural; mídia global e audiência transnacional; metodologia em pesquisa de audiência; problemas de essencialismo na conceituação de categorias dos membros da audiência; os pontos fortes e as limitações do modelo de codificação/ decodificação; modelos de progresso intelectual no campo; as novas mídias e tecnologias “inovadoras”. Meu título deriva das “Anedotas do Sr Keuner” de Bertold Brecht, na qual ele exorta as virtudes de refletir sobre as perguntas para as quais nós não temos respostas (Brecht, 1966). Trabalhando a partir deste princípio, ao invés de tentar formular soluções para o nosso campo, minha contribuição aqui é baseada em perguntas ligadas à pesquisa de audiência midiática para as quais, eu, pelo menos, não tenho as respostas, como uma maneira de investigar o que exatamente nós sabemos sobre o nosso campo.Downloads
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