O perspectivismo como fundamento para metodologias de análise das redes sociais: alguns resultados com o Twitter
DOI:
https://doi.org/10.30962/ec.809Palavras-chave:
social network, Twitter, Perspectivism, opinion leader, softwareResumo
Neste artigo, apresentamos uma metodologia de análise das variáveis que influenciam a disseminação da informação na rede social Twitter. Analisamos dados de 595.240 mensagens produzidas por 261.757 usuários e encontramos três variáveis locais relacionadas ao grau de replicação das mensagens (retuíte): 1) o número de respostas recebidas (explicou em média 21% dos retuítes); 2) número de seguidores na sub-rede (17%) e 3) o número de tuítes com a hashtag (7%). Comparando variáveis a priori (globais) e a posteriori (locais), houve diferença significativa no número de seguidores, de mensagens e também no número de amigos. O maior poder explicativo das variáveis locais sugere um caráter auto-organizado dos Trending Topics, apontando caminhos para pesquisas futuras com base na epistemologia perspectivista. Tais resultados também podem ajudar a delinear métodos de ranqueamento e segmentação de usuários. Palavras-chave Rede social. Twitter. Perspectivismo. Formador de opinião. Software.Downloads
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