Pela adoção da perspectiva da pertinência em pesquisas comunicacionais

Autores

  • Carlos Alberto de Carvalho
  • Leandro Lage

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.819

Palavras-chave:

Pertinência. Comunicação. Pesquisa. Hermenêutica.

Resumo

Este artigo, de natureza ensaística, propõe a noção de pertinência como elemento balizador em pesquisas comunicacionais. O ponto de partida é que se, há pouco tempo, desafios como a definição do “objeto da comunicação” pareciam indicar os principais percalços para as pesquisas comunicacionais, hoje é a escolha dos melhores caminhos metodológicos a trilhar que permanece em aberto. Se à primeira vista, no entanto, um titubear metodológico pode parecer negativo, visto sob outro prisma, o da riqueza e diversidade das pesquisas comunicacionais, as questões de método aparecerão positivamente como o amadurecimento da área, inclusive quanto a quais são seus “objetos”, afinal, múltiplos e exigindo variadas abordagens metodológicas. A noção de pertinência que aqui desenvolvemos deve ser entendida como parte do esforço metodológico de compreensão da comunicação e suas problemáticas, a partir de três dimensões interconectadas: teórica, empírica e analítica. Palavras-chave Pertinência. Comunicação. Pesquisa. Hermenêutica.

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Publicado

10-01-2013

Como Citar

de Carvalho, C. A., & Lage, L. (2013). Pela adoção da perspectiva da pertinência em pesquisas comunicacionais. E-Compós, 15(3). https://doi.org/10.30962/ec.819

Edição

Seção

Dossiê Temático