Toda música (séria) é alemã? – Prelúdio de uma geopolítica da música

Autores

  • Paulo Roberto Masella Lopes

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.883

Palavras-chave:

Estética, Epistemologia, Cultura

Resumo

A partir da análise do formalismo de Adorno e do espírito trágico de Nietzsche, em suas respectivas considerações teóricas sobre a música, levanta-se a hipótese de que estas tracem linhas de força expressivas, imanentes ao contexto territorial e cultural de sua produção e escuta, desenhando uma geopolítica que poderia resultar na proposição de uma matriz epistemológica espacial na construção de sentido estético. As evidências que sustentariam essa hipótese encontram-se nas constantes inferências que esses autores fazem ao caráter universal da música supostamente contido no “espírito alemão”, confundindo suas posições epistemológicas com as fronteiras territoriais de suas culturas. Palavras-Chave Estética. Epistemologia. Cultura.

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Publicado

14-06-2013

Como Citar

Masella Lopes, P. R. (2013). Toda música (séria) é alemã? – Prelúdio de uma geopolítica da música. E-Compós, 16(1). https://doi.org/10.30962/ec.883

Edição

Seção

Artigos Originais