Valor e comunicação no capitalismo globalizado

Autores

  • José Luiz Aidar Prado
  • Edílson Cazeloto

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.93

Palavras-chave:

Globalização, Valor, Sociedade da comunicação

Resumo

Esse texto busca situar a comunicação como campo de construção do valor na lógica do capitalismo globalizado. O papel da comunicação no mundo atual exige, para a compreensão do processo de valorização da mercadoria, uma teoria que não seja estritamente economicista, assumindo a necessidade de nutrir-se de um conjunto de teorias vindas de campos como a filosofia e a sociologia, entre outros, incluindo as novas sociabilidades da multidão. Para efetivar tal análise, partiremos da teoria marxista do valor, examinaremos as críticas de André Gorz, Paolo Virno, Wolfgang Haug e outros, ao tematizarem as mudanças nos processos de constituição do valor no capitalismo contemporâneo pós-moderno, centralizado em processos de comunicação e semiotização da mercadoria, assim como de mercantilização da cultura. Para entender a nova sociabilidade contemporânea, examinaremos as relações entre mundo da vida e sistema, bem como a nova constituição do "intelecto geral" de Virno.

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Como Citar

Prado, J. L. A., & Cazeloto, E. (2006). Valor e comunicação no capitalismo globalizado. E-Compós, 6. https://doi.org/10.30962/ec.93

Edição

Seção

Artigos Originais