Do off ao vazamento:
paradigmas e dilemas jornalísticos
DOI:
https://doi.org/10.30962/ec.2271Keywords:
jornalismo, representação, narrativa, repórter, fonteAbstract
O ensaio compara dois filmes que trataram do jornal norte-americano The Washington Post em um intervalo de quatro décadas. O objetivo é entender as diferentes representações da profissão jornalística em dois contextos comunicacionais distintos e que são expressas nas obras cinematográficas “The Post” (2017) e “Todos os Homens do Presidente” (1976). As diferenças nos dois filmes seriam sintoma do deslocamento da função paradigmática do repórter na construção deontológica da profissão, em direção ao protagonismo dos editores. Teria havido uma substituição do off pelo vazamento como dilemas éticos norteadores da atividade jornalística. Lançamos mão de uma análise narrativa, de base hermenêutica com inspiração artistotélica, comparando os dois filmes.
Downloads
References
ARISTÓTELES. Da arte poética. São Paulo: Martin Claret, 2004.
BARBOSA, Marialva C. História Cultural da Imprensa. Brasil - 1900-2000. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
______. História Cultural da Imprensa. Brasil – 1800-1900. Rio de Janeiro: Mauad-X, 2010.
BASTOS, Isys; ALMEIDA, Luana Carolina Souza de; SAVERNINI, Erika. A Representação Cinematográfica da Profissão de Jornalista no Filme Spotlight: Segredos Revelados. In: ENCONTRO REGIONAL DE COMUNICAÇÃO, 14., 2016, Juiz de Fora. Anais… Juiz de Fora: UFJF, 2016. Disponível em: <https://www.academia.edu/37479215/A_Representa%C3%A7%C3%A3o_Cinematogr%C3%A1fica_da_Profiss%C3%A3o_de_Jornalista_no_Filme_Spotlight_Segredos_Revelados>. Acesso em: 12 out. 2020.
BETINE, Giovanna. A ética jornalística e sua configuração cinematográfica. BOCC - Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, 2012. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/betine-giovanna-a-eticajornalistica-e-sua-configuracao.pdf>. Acesso em: 12 out. 2020.
BERGER, Christa (Org.) Jornalismo no cinema. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2002.
BOCK, Mary Angela Bock. Citizen video journalists and authority in narrative: Reviving the role of the witness. Journalism, v.13, n.5, p. 639-653, 2011. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1464884911421703>. Acesso em: 12 out. 2020.
CARVALHO, Carlos A.; BRUCK, Mohazir S. Vazamentos como acontecimento jornalístico: notas sobre performatividade mediática de atores sociais. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 1-20, set./dez. 2018. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/29713>. Acesso em: 12 out. 2020.
CASTILHO, Marcio. Um patrimônio dos próprios jornalistas: o Prêmio Esso, a identidade profissional e as relações entre imprensa e Estado (1964-1978). 2010. 340 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Escola de Comunicação da UFRJ, Rio de Janeiro, 2010.
CHRISTOFOLETTI, Rogério; OLIVEIRA, Cândida de. Jornalismo Pós-WikiLeaks: deontologia em tempos de vazamentos globais de informação. Contemporânea, v. 9, n.2, p. 231- 245, ago. 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/5072>. Acesso em: 12 out. 2021.
______. Riscos Éticos em Tempos de Delações, Vazamentos e Clamor pela Transparência. Brazilian Journalism Research, v.12, n.2, p.58-77, 2016. Disponível em: <https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/889/783>. Acesso em: 12 out. 2020.
CUONO, Victoria Capaldo; BASTOS, Robson da Silva. A construção do personagem do jornalista no cinema: uma análise dos filmes “The Post: A Guerra Secreta” e “Spotlight: Segredos Revelados”. Revista Iniciacom, v.9, n.1, 2020. Disponível em: <http://portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/iniciacom/article/view/3360>. Acesso em: 12 out. 2020.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
EMERY, Edwin; EMERY, Michael. The Press and America: an interpretative history of the mass media. New Jersey: Prentice-Hall, 1984.
GLEASON, Tim. If We Are All Journalists, Can Journalistic Privilege Survive? Javnost – The Public, v. 22, n.4, p. 375-386, 2015. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13183222.2015.1091625?journalCode=rjav20>. Acesso em: 12 out. 2020.
LIMA JUNIOR, Walter Teixeira. Jornalismo computacional em função da “Era do Big Data”. Líbero, São Paulo, v. 14, n. 28, p. 45-52, dez. 2011. Disponível em: <http://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/329>. Acesso em: 12 out. 2020.
LOPES, Fernanda Lima; DUARTE, Maurício da Silva; VIEIRA, Itala Manduell. Representações cinematográficas do jornalismo investigativo em Todos os homens do presidente (1976) e Spotlight (2015). Revista Famecos, v. 24, n. 3, 2017. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/26904>. Acesso em: 12 out. 2020.
MACÊDO, Carolina Ruiz de. A Representação do Ethos Jornalístico no Cinema: da premissa teórica da verdade ao mundo cão das rotinas. Anais, Campina Grande (PB). In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 12., 2020, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Intercom, 2010. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2010/resumos/R23-1515-1.pdf>. Acesso em: 12 out. 2020.
MALINI, Fábio; ANTOUN, Henrique. Monitoramento, vazamentos e anonimato nas revoluções democráticas das redes sociais da internet. Revista Fronteiras – estudos midiáticos, v. 14, n. 12, p. 68-79, 2012. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2012.142.01>. Acesso em: 13 out. 2020.
MANCINI, Leonardo; VASCONCELLOS, Fabio. Jornalismo de Dados: conceito e categorias. Revista Fronteiras – estudos midiáticos, v.18, n 1, p. 69-82, 2016. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2016.181.07>. Acesso em: 12 out. 2020.
McNAIR, Brian. Journalism at the Movies, Journalism Practice. New York: Routledge, 2011.
MILAN, Alexa. Modern Portrayals of Journalism in Films. The Elon Journal of Undergraduate Research in Communications, vol. 1, n. 1, 2010. Disponível em: <https://www.ijpc.org/uploads/files/alexa%20milan%20modern%20portrayals%20of%20journalism%20in%20film.pdf>. Acesso em: 12 out. 2020.
MORETZSOHN, Sylvia. O 'novo ritmo da redação' de O Globo: a prioridade ao jornalismo digital e seus reflexos nas condições de trabalho e produção da notícia. Parágrafo: Revista Científica de Comunicação Social da Fiam-Faam, v. 2, p. 146-165, 2014a. Disponível em: <http://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/234>. Acesso em: 12 out. 2020.
______. Jornalismo em tempo real - o fetiche da velocidade. Rio de Janeiro: Revan, 2002.
______. O 'jornalismo cidadão' e o mito da tecnologia redentora. Brazilian Journalism Research, v. 10, p. 248-271, 2014b. Disponível em: <https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/751>. Acesso em: 12 out. 2020.
______. O mito libertário do jornalismo cidadão. Comunicação e Sociedade, v. 9-10, p. 63-81, 2006. Disponível em: <https://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/article/view/1215>. Acesso em: 12 out. 2020.
______. Uma legião de imbecis: hiperinformação, alienação e o fetichismo da tecnologia libertária. Liinc em Revista, v. 13, p. 294-306, 2017. Disponível em: <http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4088>. Acesso em: 12 out. 2020.
NASCIMENTO ROCHA, Luiz Eduardo; BELING LOOSE, Eloisa. Representações do jornalista no cinema americano: mapeamento das recorrências desde a década de 1970. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 40., 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: Intercom, 2017. Disponível em: <https://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-1174-1.pdf>. Acesso em: 06 ago. 2020.
NERONE, John. Journalism’s Crisis of Hegemony, Javnost - The public, v. 22, n. 4, p 313-327, 2015. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13183222.2015.1091614?journalCode=rjav20>. Acesso em: 12 out. 2020.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.
NITSCH, Cordula. Journalistic Reality as Material for Hollywood: Comments on Investigative Journalism in Film. Augsburg, Universität Augsburg: 2005. Disponível em: <https://www.ijpc.org/uploads/files/Journalistic%20Reality%20as%20Material%20for%20Hollywood%20-%20Cordula%20Nitsch.pdf>. Acesso em: 12 out. 2020.
NOVO Manual de Redação. Folha de S. Paulo, São Paulo, 1996. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_introducao.htm>. Acesso em: 25 jul. 2020.
PENA, Felipe. Teorias do Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2012.
RENAULT, David. A convergência tecnológica e o novo jornalista. Brazilian Journalism Research, v.9, n. 2, p. 30-49, 2013. Disponível em: <https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/575>. Acesso em: 12 out. 2020.
RIBEIRO, Ana Paula Goulart; BERTOL, Rachel. Memórias em disputa na cobertura do caso Snowden. A reinvenção da autoridade jornalística na era digital. Contracampo, Niterói, v.35, n. 03, dez. 2016/ mar. 2017. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17582>. Acesso em: 12 out. 2020.
RIBEIRO, Ana Paula Goulart. História e imprensa no Rio de Janeiro dos anos 50. 2000. 360 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.
RUSSIAL, John; LAUFER, Peter; WASKO, Janet. Journalism in Crisis? Javnost - The Public, v. 22, n.4, p.299-312, 2015. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13183222.2015.1091618>. Acesso em: 12 out. 2020.
SILVA, Igor da Costa. A Representação do Jornalista no Cinema Brasileiro. 2014. 61f. Monografia (Graduação em Comunicação Social/ Jornalismo) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: <https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/4961/4/ISilva.pdf>. Acesso em: 12 out. 2020.
SILVA, Marco Antonio Roxo da. Jornalistas, pra quê? Militância sindical e o drama da identidade profissional. 2008. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.
SIMIÃO, João Victor da Silva; MELO, Licemar Vieira. A ética jornalística em “Todos os homens do presidente”: uma leitura à luz dos mandamentos de Paul Johnson. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 17., 2016, Curitiba. Anais… Curitiba: Intercom, 2016. Disponível em: <https://www.portalintercom.org.br/anais/sul2016/resumos/R50-1208-1.pdf>. Acesso em: 12 out. 2020.
TARAPANOFF, Fabíola. Jornalistas no cinema: imagens e representações. 2014. 332 f. Tese (Doutorado. Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2014. Disponível em: <http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/706/1/FabiolaTarapanoff2.pdf>. Acesso em: 12 out, 2020.
THE POST – A GUERRA SECRETA. Direção: Steven Spielberg. Produtoras: 20th Century Fox, DreamWorks Pictures, Amblin Partners, Amblin Entertainment, Pascal Pictures, Star Thrower Entertainment, Participant Media. Estados Unidos, 2017. 1 DVD (116 min).
TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE. Direção: Alan J. Pakula. Produtora: Wildwood Enterprises. Estados Unidos, 1976. 1 DVD (138 min).
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. Volume 1: Porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2005.
TRAVANCAS, Isabel Siqueira. O Mundo dos Jornalistas. São Paulo: Summos, 1993.
______. Jornalista como personagem do cinema. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 24., 2001, Campo Grande. Anais... Campo Grande: Intercom, 2001. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/126095204111040878962932586357600200383.pdf>. Acesso em: 12 out. 2020.
TUCHMAN, Gaye. A objectividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objectividade dos jornalistas. In: TRAQUINA, Nelson (Org.). Jornalismo: questões, teorias e estórias. Lisboa: Vega, 1993, pp. 74-100.
WALTZ, Igor. O “Jornalista Sentado” e Condições de Produção: considerações sobre práticas profissionais na comunicação em rede. Leituras do jornalismo, ano 2, v. 2 n. 4, p. 116-133, jul./dez. 2015. Disponível em: <https://www3.faac.unesp.br/leiturasdojornalismo/index.php/leiturasdojornalismo/article/view/69>. Acesso em: 12 out. 2020.
ZELIZER, Barbie. Covering the body: The Kennedy Assassination, the Media, and the Shaping of Collective Memory. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Leticia Cantarela Matheus, Patrícia Miranda
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
The submission of originals to this journal implies the transfer, by the authors, of the printed and digital publication rights. The copyrights for the published articles belong to the author, with the rights of the journal over the first publication. The authors can only use the same results in other publications, clearly indicating this journal as the source of the original publication. Because we are an open-access journal, the free-of-charge,educational, scientific, and non-commercial use of the papers is allowed, as long as the source is cited.
Authorship
Any person who has effectively participated in the conception of the study, the development of the experimental part, the analysis and interpretation of data and the final wording, is considered as an author. By submitting an article for publication in E-Compós Journal, the author agrees with the following terms: 1. The author keeps the rights on the article, but its publication in the journal automatically implies the full and exclusive disposal of the copyright rights for the first edition, without payment. 2. The ideas and opinions expressed in the article are the sole responsibility of the author, not necessarily reflecting the views of the journal. 3. After the first publication, the author is authorized to take additional contracts, independent of the journal, for the dissemination of the paper by other means (e.g. when publishing in the institutional repository or as a book chapter), provided that the complete citation of the original publication. 4. The author of a published article is allowed and is stimulated to distribute his work online, always with the proper citation of the first edition.
Conflicts of interest and research ethics
If the developed research or the publication of the article may raise doubts as to potential conflicts of interest, the author should declare, in a final note, that no links to funding bodies have been omitted, as well as to commercial or political institutions. Similarly, the institution to which the author is bound should be mentioned, as well as others that may have collaborated in the execution of the study, evidencing that there are no conflicts of interest with the result already presented. It is also necessary to inform that the interviews and experiences involving human beings have obeyed the established ethical procedures for scientific research. The names and addresses informed in this journal will be used exclusively for the services provided by this publication, not made available for other purposes or to third parties. The copyrights belong exclusively to the authors. The licensing rights used by the journal consist in the Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0) license: sharing (copying and distribution of the material in any media or format) and adaptation (remix, transformation and creation of material from licensed content for any purposes, including commercial) are permitted.