Do off ao vazamento:

paradigmas e dilemas jornalísticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.2271

Palavras-chave:

jornalismo, representação, narrativa, repórter, fonte

Resumo

O ensaio compara dois filmes que trataram do jornal norte-americano The Washington Post em um intervalo de quatro décadas. O objetivo é entender as diferentes representações da profissão jornalística em dois contextos comunicacionais distintos e que são expressas nas obras cinematográficas “The Post” (2017) e “Todos os Homens do Presidente” (1976). As diferenças nos dois filmes seriam sintoma do deslocamento da função paradigmática do repórter na construção deontológica da profissão, em direção ao protagonismo dos editores. Teria havido uma substituição do off pelo vazamento como dilemas éticos norteadores da atividade jornalística. Lançamos mão de uma análise narrativa, de base hermenêutica com inspiração artistotélica, comparando os dois filmes.

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Biografia do Autor

Leticia Cantarela Matheus, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Pró-cientista e professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, membro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Patrícia Miranda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal  do Rio de Janeiro. Professora adjunta do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

01-12-2021

Como Citar

Cantarela Matheus, L. ., & Miranda, P. . (2021). Do off ao vazamento:: paradigmas e dilemas jornalísticos . E-Compós, 24. https://doi.org/10.30962/ec.2271

Edição

Seção

Artigos Originais