Creativity: from discourse to doctrine?

Autores/as

  • Philip Schlesinger

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.103

Palabras clave:

Criatividade, Economia da criatividade, Discurso, Competitividade econômica, Política, Governo do Reino Unid

Resumen

Este artigo relata um trabalho em andamento sobre a política do governo do Reino Unido a respeito das indústrias criativas. Sustento que a idéia fundamental, impulsionadora da criatividade se deslocou para o centro na década passada, enquanto se desenvolvia a política do Partido Trabalhista durante o seu período no poder desde maio de 1997. O argumento central é que, de um discurso que emergiu de discursos anteriores sobre as indústrias culturais, a "criatividade” tem sido posteriormente elaborada para se tornar uma espécie de doutrina, reproduzida acriticamente agora através de relatórios governamentais e de comunidades interessadas mais amplas, incluindo muitos acadêmicos. Para ilustrar o argumento, relatórios que lidam com a reengenharia dos negócios, o redirecionamento da educação e o próximo passo para incrementar a “economia da criatividade” são todos analisados. Indicações de trabalhos vindouros relacionados a esta pesquisa são oferecidas na conclusão.

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Cómo citar

Schlesinger, P. (2006). Creativity: from discourse to doctrine?. E-Compós, 7. https://doi.org/10.30962/ec.103

Número

Sección

Dossiê Temático