Mídia, formação da opinião pública e voto popular: as narrativas de crime na TV e o referendo sobre o comércio de armas

Autores/as

  • Paulo Vaz
  • Mauricio Lissovsky
  • Guilherme Pecly
  • Maria Fantinato
  • Mariana Pombo

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.139

Palabras clave:

Mídia, Opinião, Referendo, Crime, Vítima virtual

Resumen

O artigo avança uma hipótese para explicar a súbita e intensa mudança de opinião sobre o comércio de armas após o início do horário eleitoral gratuito em outubro de 2005. A mudança teria acontecido porque a propaganda favorável à manutenção do comércio de armas soube explorar a percepção de segurança pública construída ao longo dos anos pelas narrativas midiáticas de crimes. Para dar sustentação empírica à hipótese, analisamos a cobertura de crime do RJ-TV, segunda edição, durante o ano de 2004.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Vaz, P., Lissovsky, M., Pecly, G., Fantinato, M., & Pombo, M. (2007). Mídia, formação da opinião pública e voto popular: as narrativas de crime na TV e o referendo sobre o comércio de armas. E-Compós, 8. https://doi.org/10.30962/ec.139

Número

Sección

Dossiê Temático