Privacidade e Internet das Coisas: uma análise da rede Nest a partir da Sensibilidade Performativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1611

Palabras clave:

Sensibilidade Performativa, Internet das Coisas, Privacidade, Nest

Resumen

As relações entre privacidade, tecnologia e comunicação apresentam questões de alta relevância para os estudos em cultura digital. O presente artigo busca contribuir com o campo a partir de uma observação crítica dos problemas de privacidade na Internet das Coisas (IoT). Para tanto, desenvolvemos uma breve revisão sobre os principais aspectos da IoT e da privacidade. O conceito de Sensibilidade Performativa (SP) será o operador teórico-metodológico criado e utilizado para entender as múltiplas dimensões do fenômeno. Como exemplo, é feita uma rápida análise do termostato Nest.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Lemos, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne – Paris, França. Professor Titular da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, Bahia, Brasil. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia – PPGCCC/UFBA. Pesquisador 1 A do CNPq.

Daniel Marques, Universidade Federal da Bahia. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Daniel Marques é professor assistente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e doutorando no programa pós-graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas da UFBA/Poscom.

Publicado

29-08-2019

Cómo citar

Lemos, A., & Marques, D. (2019). Privacidade e Internet das Coisas: uma análise da rede Nest a partir da Sensibilidade Performativa. E-Compós, 22(1). https://doi.org/10.30962/ec.1611

Número

Sección

Artigos Originais