As “coisas” em seus devidos lugares

as materialidades no campo da Comunicação e do Consumo

Autores/as

  • Cláudia da Silva Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Joana Beleza Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Marcella Azevedo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1926

Palabras clave:

Materialidades, Comunicação, Compós, Livros, Quartos de adolescentes

Resumen

El objetivo es reflexionar sobre el lugar de las investigaciones sobre las materialidades en el campo de la Comunicación y de los estudios del Consumo, considerando para esto más la “cosa” em sí misma, en el sentido físico y material, que su representación o su significación. Analizamos artículos de los encuentros anuales de la Compós de 2000 a 2018 y trabajos de los autores que ya participaron del GT Consumos y Procesos de Comunicación, desde 2015. Por medio de dos tesis doctorales en curso, sobre el libro como obra de arte y sobre habitaciones de adolescentes, se presentan posibles caminos teórico-metodológicos.

Palabras clave: Materialidades. Comunicación. Compós.

 

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Biografía del autor/a

Cláudia da Silva Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutora e mestra em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Realizou estágio de pós-doutorado como investigadora visitante da Universidade de Lisboa, no Instituto de Ciências Sociais – ULisboa-ICS, Lisboa, Portugal. Líder do Grupo de Pesquisa JuX – Juventudes cariocas, suas culturas e representações midiáticas.

Joana Beleza, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutora e mestra em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pesquisadora dos Estudos de Cultura Material e do Consumo. Membra do Grupo de Pesquisa JuX – Juventudes cariocas, suas culturas e representações midiáticas.

Marcella Azevedo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutoranda e mestra em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Membra do Grupo de Pesquisa JuX – Juventudes cariocas, suas culturas e representações midiáticas.

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Publicado

24-01-2020

Cómo citar

Pereira, C. da S., Beleza, J., & Azevedo, M. (2020). As “coisas” em seus devidos lugares: as materialidades no campo da Comunicação e do Consumo. E-Compós, 23. https://doi.org/10.30962/ec.1926

Número

Sección

Artigos Originais