Marx on Commodites,Contradictions and Globalisations Resources for a Critique of Marketised Culture

Autores/as

  • Graham Murdock

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.95

Palabras clave:

Mídia, Consumo, Marxismo, Mercadorias, Expansão do capitalismo, Globalização, Contradição

Resumen

Quando a União Soviética entrou em colapsou, proponentes da nova ordem neoliberal rapidamente lançaram as idéias de Marx na lixeira da história. Este julgamento se provou de todo precipitado, e os anos recentes testemunharam uma grande revalidação de suas análises e sua aplicabilidade para as condições contemporâneas. Este trabalho identifica três linhas da economia política de Marx que continuam centrais para uma interrogação crítica da situação atual: as suas análises do fetichismo da mercadoria; sua insistência de que a expansão capitalista é dirigida por um impulso irrefreável de globalizar suas lógicas e seus princípios organizadores; e o reconhecimento de que este ímpeto gera contradições que fornecem as bases para oposição e resistência. Com base nestes insights, este trabalho se propõe a cumprir duas tarefas. Primeiramente, mostrar como sucessivos desenvolvimentos na mídia e no consumo popular consolidaram e incrementaram a cultura da mercadoria que corrobora o novo império do capitalismo. Em segundo lugar, identificar as novas contradições postas em movimento pelo fato de o sistema depender crescentemente de redes de comunicação de alcance global.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Murdock, G. (2006). Marx on Commodites,Contradictions and Globalisations Resources for a Critique of Marketised Culture. E-Compós, 7. https://doi.org/10.30962/ec.95

Número

Sección

Dossiê Temático