Marx on Commodites,Contradictions and Globalisations Resources for a Critique of Marketised Culture

Autores/as

  • Graham Murdock

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.95

Palabras clave:

Mídia, Consumo, Marxismo, Mercadorias, Expansão do capitalismo, Globalização, Contradição

Resumen

Quando a União Soviética entrou em colapsou, proponentes da nova ordem neoliberal rapidamente lançaram as idéias de Marx na lixeira da história. Este julgamento se provou de todo precipitado, e os anos recentes testemunharam uma grande revalidação de suas análises e sua aplicabilidade para as condições contemporâneas. Este trabalho identifica três linhas da economia política de Marx que continuam centrais para uma interrogação crítica da situação atual: as suas análises do fetichismo da mercadoria; sua insistência de que a expansão capitalista é dirigida por um impulso irrefreável de globalizar suas lógicas e seus princípios organizadores; e o reconhecimento de que este ímpeto gera contradições que fornecem as bases para oposição e resistência. Com base nestes insights, este trabalho se propõe a cumprir duas tarefas. Primeiramente, mostrar como sucessivos desenvolvimentos na mídia e no consumo popular consolidaram e incrementaram a cultura da mercadoria que corrobora o novo império do capitalismo. Em segundo lugar, identificar as novas contradições postas em movimento pelo fato de o sistema depender crescentemente de redes de comunicação de alcance global.

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Cómo citar

Murdock, G. (2006). Marx on Commodites,Contradictions and Globalisations Resources for a Critique of Marketised Culture. E-Compós, 7. https://doi.org/10.30962/ec.95

Número

Sección

Dossiê Temático