Conflictos de interese
As melhores práticas de integridade científica preveem a manifestação clara e formal de eventuais conflitos de interesse e de cuidados éticos.
Conflitos de interesse são situações em que pessoas ou organizações podem afetar, comprometer ou prejudicar as etapas de uma pesquisa, o julgamento e a condução da investigação ou seus resultados, no todo ou em partes.
Autora, autor e autores devem se certificar de que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas que possam ter interferido ou influenciado nos resultados da pesquisa. Devem mencionar também situações que potencialmente produziram efeitos indesejados ou inesperados à pesquisa e que venham a ser questionadas eticamente.
Autora, autor e autores devem informar ainda se entrevistas, grupos focais, abordagens pessoais, aplicação de questionários e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica.
No Brasil, a Resolução nº 510/2016 da Conep orienta esses procedimentos. A tramitação de projetos em comitês de ética em pesquisa não é uma exigência da E-Compós para a publicação de artigos, mas a revista encoraja essa prática sempre que se julgar necessária a revisão ética por pares. Termos de consentimento/assentimento e documentos de aprovação de comitês de ética podem e devem ser inseridos como arquivos complementares na submissão de artigos.
Esses cuidados éticos estarão visíveis e disponíveis também no sistema da E-Compós no momento de submissão de artigos, sendo necessária a concordância dos termos para completar o processo.
Confira também as seções Cuidados Éticos, Código de Conduta, Direitos Autorais e Privacidade.