FENOMENOLOGIA: O uso como método em Comunicação

Auteurs-es

  • Monica Martinez
  • Paulo Celso Silva

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.1012

Mots-clés :

Comunicação. Fenomenologia. Teoria. Metodogia.

Résumé

Em áreas do conhecimento como a filosofia, a fenomenologia é compreendida como uma proposta teórica. No âmbito da comunidade científica da Comunicação, no entanto, não há este consenso: a fenomenologia tanto é entendida como uma teoria quanto, mais comumente nos últimos anos, como um método. A questão é que esta ambiguidade pode resultar numa certa fluidez do emprego da abordagem, uma vez que a ausência de uma proposta mais bem definida pode levar ao questionamento dos resultados dos estudos que a empregam como método. Neste contexto, este artigo tem como objetivo discutir esta temática, fazendo um breve levantamento histórico sobre a fenomenologia, debatendo esta relação teórico-metódica, e sugerindo uma proposta de sete passos para o método fenomenológico. Finalmente, esta proposta é usada como uma chave para se analisar estudo feito com este método, cujo resultado revela que a explicitação das técnicas empregadas (como entrevista aprofundada e observação participante) poderia melhorar a compreensão do método na comunidade científica da área de Comunicação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

23-12-2014

Comment citer

Martinez, M., & Silva, P. C. (2014). FENOMENOLOGIA: O uso como método em Comunicação. E-Compós, 17(2). https://doi.org/10.30962/ec.1012

Numéro

Rubrique

Artigos Originais