Cooperação, Colaboração e Mercado na Cibercultura

Auteurs-es

  • Henrique Antoun

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.109

Mots-clés :

Cibercultura, Cauda Longa, Lei de Potência, Comunidades Virtuais, Redes de Parceria

Résumé

Este trabalho visa estimar o futuro da democracia na cibercultura, considerando as transformações introduzidas pelas redes interativas de comunicação distribuída para o governo da sociedade. As comunidades virtuais e as redes de parceria têm gerado os principais problemas de governabilidade para o Estado pós-moderno. A hipótese básica de orientação é a de que as redes interativas de comunicação distribuída sediadas na Internet geram uma oposição entre a informação e a comunicação, exprimindo o conflito entre o trabalho imaterial comunicacional e a propriedade privada da informação. Esse conflito vai ser gerenciado através das interfaces de comunicação pela relação entre os diferentes modelos de construção de seus códigos e as diferentes práticas de valoração e qualificação social que permitem com seus dispositivos. Isto gera uma grande diferença no modo como o público consome e experimenta a si mesmo na sociedade atual. Enquanto no mercado de massa ele é o homem médio da curva de Bells assediado pelos produtos arrasa quarteirão (blockbuster); na Internet ele é o ativista da lei de potência explorando a cauda longa (long tail) do mercado de nicho.

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Comment citer

Antoun, H. (2006). Cooperação, Colaboração e Mercado na Cibercultura. E-Compós, 7. https://doi.org/10.30962/ec.109

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático