Habilidades tecnológicas e ensino superior em jornalismo no Brasil: observação das exigências contemporâneas e seu contraste com as grades curriculares

Auteurs-es

  • Walter Teixeira Lima Júnior
  • André Rosa de Oliveira

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.1117

Mots-clés :

Jornalismo, Tecnologia, Educação.

Résumé

O artigo destaca as mudanças nas rotinas de produção da notícia impetradas pela evolução tecnológica, relacionando-as com a estrutura atual dos cursos de Jornalismo. Para isso, foi realizada uma observação das disciplinas oferecidas por instituições apontadas como as melhores segundo rankings especializados. Apresenta ainda uma síntese de ideias sobre o que é preciso para formar um profissional em Jornalismo, tendo como pano de fundo o desenvolvimento de uma Teoria do Jornalismo no país e as fronteiras com as múltiplas possibilidades de atuação profissional. A partir destas premissas, aponta: o profissional que produz informação de relevância social nas tecnologias digitais conectadas está se afastando do espaço de importância e referência social, devido ao seu uso de forma doméstica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

11-09-2015

Comment citer

Lima Júnior, W. T., & de Oliveira, A. R. (2015). Habilidades tecnológicas e ensino superior em jornalismo no Brasil: observação das exigências contemporâneas e seu contraste com as grades curriculares. E-Compós, 18(2). https://doi.org/10.30962/ec.1117

Numéro

Rubrique

Jornalismo

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.