Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidade

Auteurs-es

  • Rose de Melo Rocha

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.115

Mots-clés :

Imagem, Visualidade, Visibilidade

Résumé

Explorando uma ambigüidade constitutiva do termo “imagem” o artigo discute alguns de seus modos de existência na contemporaneidade, considerando as dinâmicas de reprodutibilidade, a lógica própria aos aparelhos de enunciação visual e as relações estabelecidas com mediações tecnológicas. Ao considerar a penetração das imagens no cotidiano e a transformação do próprio imaginário em imagem tangível, problematiza o conceito “cultura da visualidade”, postulando ser necessário, para tal, promover-se a discriminação entre visual e visível ou, dito em outras palavras, entre visualidade e visibilidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Comment citer

Rocha, R. de M. (2006). Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidade. E-Compós, 7. https://doi.org/10.30962/ec.115

Numéro

Rubrique

Artigos Originais