O polimento da imagem pública de Luiz Inácio Lula da Silva passando pelos conceitos de hegemonia, política de opinião e simulacro

Auteurs-es

  • Álvaro Nunes Larangeira

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.117

Mots-clés :

Comunicação, Política, Discurso, Imagem

Résumé

O objetivo deste artigo é acompanhar o polimento do discurso e da imagem de Luiz Inácio Lula da Silva de 1980, ano da fundação oficial do Partido dos Trabalhadores, a 2006, quando foi reeleito à presidência da República, valendo-se das reflexões a respeito dos conceitos de hegemonia, política de opinião e simulacro. Em decorrência destas aplicações, divide-se o período em três fases: na primeira (1980/2002) impunha-se como meta o partido tornar-se hegemônico na sociedade civil; na segunda, de 2002 a 2005, imperou a preocupação de adequar Lula à diversidade de públicos e opiniões; e na terceira, em razão das denúncias de mensalão e afins, o recurso do simulacro, tendo como referências Getúlio Vargas e o próprio Luiz Inácio Lula da Silva.

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Comment citer

Larangeira, Álvaro N. (2006). O polimento da imagem pública de Luiz Inácio Lula da Silva passando pelos conceitos de hegemonia, política de opinião e simulacro. E-Compós, 7. https://doi.org/10.30962/ec.117

Numéro

Rubrique

Artigos Originais