Desafíos de los programas informativos en la neotelevisión

Auteurs-es

  • Marcela Farré

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.127

Mots-clés :

Televisão, Notícias, Qualidade

Résumé

Desde a década de 90, com a conversão das redes televisivas em empresas privadas, comenta-se a respeito de uma guinada em direção à neotelevisão, que implica, sobretudo, o abandono das funções públicas de serviço voltado para o cidadão. Agora, o público é um consumidor e as emissoras são empresas com interesse econômico. Esta mudança radical trouxe consigo uma profunda alteração nos modos de fazer televisão, e o gênero noticioso, apesar de sua identidade informativa, não escapou de tais tendências. Muito se tem questionado acerca dos novos formatos e estilos das notícias; discute-se a ficcionalização e a espetacularização das notícias. Entretanto, já não é possível nem desejável retornar aos esquemas anteriores, supostamente objetivistas. Os questionamentos e as propostas devem situar-se em outro lugar, a partir da própria lógica deste meio e das relações que mantém com uma audiência também nova.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Comment citer

Farré, M. (2007). Desafíos de los programas informativos en la neotelevisión. E-Compós, 8. https://doi.org/10.30962/ec.127

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático