Jornalismo, noticiabilidade e valores sociais

Auteurs-es

  • Terezinha Silva
  • Vera França

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.1398

Mots-clés :

Noticiabilidade, Valores sociais, Operação Lava Jato.

Résumé

O artigo discute a problemática dos valores-notícia e da noticiabilidade jornalística no quadro mais amplo dos valores sociais, das relações de poder e do pano de fundo cultural que estruturam uma sociedade. Partimos de uma concepção do jornalismo como atividade comunicacional que se distingue por três eixos: a relação com o real; a natureza do seu produto – a informação; a sua ancoragem no interesse público. Situamos as noções de noticiabilidade e de valores-noticia na articulação desses três aspectos. Propomos discutir tais conceitos a partir do seu vínculo no campo da vida e dos valores sociais. Ao final, exploramos tais questões empiricamente através de análise da cobertura da Operação Lava Jato pela revista Veja.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

24-12-2017

Comment citer

Silva, T., & França, V. (2017). Jornalismo, noticiabilidade e valores sociais. E-Compós, 20(3). https://doi.org/10.30962/ec.1398

Numéro

Rubrique

Jornalismo