Godard pelo celular e Le livre d’image
Anacronismos midiáticos contemporâneos
DOI :
https://doi.org/10.30962/ec.1997Mots-clés :
Reconfigurações midiáticas. Redes discursivas. Smartphone. Jean-Luc Godard. Anacronismo.Résumé
O texto tem como ponto de partida a entrevista coletiva concedida por Jean-Luc Godard, por meio de um celular, a jornalistas no Festival de Cannes de 2018, sobre seu filme Le livre d’image (2018), realizado com imagens de arquivo (sem atores). Ao se apresentar na pequena tela de um smartphone, o cineasta propõe uma reflexão sobre o que o cinema expõe e compõe em relação a outras mídias. Nossa hipótese neste ensaio analítico é que a função tátil (da digital e do digital) ocupa lugar central nessa conjunção, permitindo a brincadeira com as linguagens, explorando seus limites, com a decomposição de texto, imagem e som. Nesse exercício, Godard sobrepõe temporalidades e posiciona-se de forma crítica diante de desafios políticos contemporâneos.
Téléchargements
Références
CHARTIER, Roger. A aventura do livro do leitor ao navegador. São Paulo: Unesp, 1998.
CHESSEL, Luc. Godard, jamais sage comme les images. Libérarion, Paris, 12 maio 2018.
DUARTE, Pedro; OSÓRIO, Luiz Camillo. Godard ensaísta, Godard curador. O que nos faz pensar, Rio de Janeiro, v. 26, n. 40, p. 93-105, jun. 2017.
FLUSSER, Vilém. A escrita. Há futuro para a escrita? São Paulo: Annablume, 2010.
GESSEN, Masha. How George Orwell predicted the challenge of writing today. The New Yorker, Nova York, 10 jun. 2018.
GODARD, Jean-Luc. La conférence de presse. Cannes, 12 maio 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=T7zHGiIVjXQ>. Acesso em: 13 out. 2019.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. A modernização dos sentidos. São Paulo: Ed. 34, 1998.
KITTLER, Friedrich. Gramophone, Film, Typewriter. Stanford, California: Stan-ford University Press, 1999.
KITTLER, Friedrich. Mídias ópticas: curso em Berlim, 1999. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.
KITTLER, Friedrich. Discourse networks 1800/1900. Stanford, California: Stanford University Press, 1990.
MACHERET, Mathieu. Cannes 2018: ‘Le livre d’image’, un Jean-Luc Godard ivre d’images. Le Monde, Paris, 12 maio 2018.
RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento. São Paulo: Editora 34, 1996.
RANCIÈRE, Jacques. O conceito de anacronismo e a verdade do historiador. In: SALOMON, Marlon (Org). História, verdade e tempo. Chapecó: Argos, 2011.
RANCIÈRE, Jacques. Figuras da história. São Paulo: UNESP, 2018.
ROUGEMONT, Denis de. Penser avec les mains. Éditions Albin Michel, 1936.
WELLBERRY, D. Post-hermeneutic criticism. In: KITTLER, F. A. Discourse Networks 1800/1900. Stanford: Stanford University Press, 1990. p. vii-xxxiii.
WIAZEMSKY, Anne. Um ano depois. São Paulo: Todavia, 2018.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.