Figuras do corpo e espaços do outro no cinema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.2014

Palavras-chave:

Figura humana, Cinema contemporâneo europeu, Estética cinematográfica, Espaço. Exterioridade

Resumo

O artigo discute a representação do corpo em filmes de Philippe Grandrieux, João Pedro Rodrigues e Pedro Costa realizados na passagem da década de 1990 para os anos 2000. A partir da análise das dinâmicas visuais e da performance gestual, demonstra-se a existência de um programa comum baseado no primado das práticas sociais/afetivas sobre a natureza individual. A figura humana é condicionada a um princípio relacional: a mediação entre o eu e o outro determina os aspectos plásticos e a sensorialidade corporais, ao mesmo tempo que implica na produção de espaços capazes de acolher modos de convívio orientados pelo desejo e por regimes de partilha.

 

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Biografia do Autor

Edson Pereira Costa Júnior, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com bolsa FAPESP e passagem pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Pós-doutorando pelo Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com bolsa PNPD/CAPES.

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Publicado

01-04-2020

Como Citar

Costa Júnior, E. P. (2020). Figuras do corpo e espaços do outro no cinema. E-Compós, 23. https://doi.org/10.30962/ec.2014

Edição

Seção

Artigos Originais