Ativismo transmídia nas eleições 2018 no Brasil

a semiose de #CadêAProva

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.2017

Mots-clés :

Ativismo Transmídia. Semiose. Eleições. Hashtags. Interpretantes.

Résumé

A hashtag #CadêAProva surgiu durante o julgamento de Lula, em janeiro de 2018, e foi apropriada, em outubro do mesmo ano, pelos apoiadores à candidatura de Jair Bolsonaro, na eleição presidencial. Por meio de coleta nas redes sociais on-line, verificamos o processo de ressignificação da narrativa mediada pela hashtag, aqui caracterizado como ativismo transmídia por envolver mobilização social em conexões on-line/off-line. Diante disso, buscamos compreender o que caracteriza a semiose de #CadêAProva e de que modo tal processo revela aspectos singulares do ativismo transmídia no contexto das eleições presidenciais do Brasil em 2018. Concluímos que a ressignificação transmidiática ocorreu pelo conjunto híbrido de signos aptos a potencializar o encadeamento simbólico de hashtags e, com isso, promover engajamento por aderência (interpretante emocional), mobilização (interpretante energético) e ativismo (interpretante lógico).

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Bibliographies de l'auteur-e

Geane Carvalho Alzamora, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais, membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (UFMG). Bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 2, pelo CNPq.

Luciana Andrade Gomes Bicalho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora dos cursos de MBA do IEC Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e de graduação do UniBH.

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Publié-e

03-11-2020

Comment citer

Alzamora, G. C., & Andrade Gomes Bicalho, L. (2020). Ativismo transmídia nas eleições 2018 no Brasil: a semiose de #CadêAProva. E-Compós, 23. https://doi.org/10.30962/ec.2017

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Artigos Originais