Notas teóricas sobre influenciadores digitais e Big Brother Brasil

visibilidade, autenticidade e motivações

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.2182

Mots-clés :

Influenciadores digitais. Autenticidade. Reality show. Big Brother Brasil.

Résumé

O artigo tem como principal objetivo analisar a presença de influenciadores digitais no reality show Big Brother Brasil (TV Globo, 2020). A vigésima edição do programa contou com dois grupos de participantes: os convidados pela produção (Camarote) e os inscritos (Pipoca). Os influenciadores digitais fizeram parte dos brothers convidados e, por isso, neste trabalho, são analisados os discursos desses sujeitos a fim de desvelar as principais motivações para participar do programa. Como resultado, observou-se ênfase na busca por autenticidade, conferida pelo confinamento, e também exigida nas relações digitais com seus seguidores. 

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Biographie de l'auteur-e

Issaaf Karhawi, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atua como pesquisadora no COM+, grupo de pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Mídias Digitais da ECA-USP.

 

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Publié-e

13-10-2021

Comment citer

Karhawi, I. (2021). Notas teóricas sobre influenciadores digitais e Big Brother Brasil: visibilidade, autenticidade e motivações . E-Compós, 24. https://doi.org/10.30962/ec.2182

Numéro

Rubrique

Artigos Originais