Escutas de um ouvido autômato:

estética e erotismo do ASMR

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.2263

Mots-clés :

ASMR. Anestética. Erotismo. Sound Studies.

Résumé

A partir de breve análise sobre dois vídeos ASMR - Autonomous Sensory Meridian Response (Resposta Meridional Sensorial Autônoma), disponíveis na rede social youtube, o autor propõe ensaio a respeito da escuta contemporânea. A subcultura do ASMR e a estética do formigamento são apresentados como modos emergentes de consumo audiovisual em diálogo com as noções de anestética, de Walter Benjamin e de erotismo de George Bataille. A hipótese decorrente é o surgimento de uma realização erótica e estética autômata, fruto da relação humana nas redes sociotécnicas, que potencializa a alienação do sono pelo capitalismo tardio.     

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Felipe Martini, Centro Universitário da Serra Gaúcha FSG, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Coordenador do bacharelado em Jornalismo e do Tecnólogo em Cinema, do Centro Universitário da Serra Gaúcha FSG, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Membro do grupo de pesquisa: Processocom - Processos comunicacionais, epistemologia, midiatização, mediações e recepção. Membro da Rede Amlat - Rede temática Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina.

Références

BATAILLE, George. O erotismo. Por Alegre: L&PM Editores, 1987.

BARRATT e DAVIS. Autonomous Sensory Meridian Response (ASMR): a flow-like mental state. In: PeerJ 3:e851. 2015. Disponível em: . Acesso em: 04 fev. 2020.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 207-239.

BENTES, Ivana. Economia narrativa: do midiativismo aos influenciadores digitais. In: BRAIGHI, Antônio Augusto; LESSA, Cláudio; CÂMARA, Marco Túlio (orgs.). Interfaces do Midiativismo: do conceito à prática. CEFET-MG: Belo Horizonte, 2018. P. 151-169.

BUCK-MORSS, Susan. Estética e anestética: O "Ensaio sobre a obra de arte" de Walter Benjamin reconsiderado. In: Travessia. n.33, Revista do Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina, 1996.

CANALTECH. ASMR. O que é e porque esse tipo de vídeo viralizou na internet? Brasil, 12 fev. 2019. Disponível em: <https://canaltech.com.br/virais/asmr-o-que-e-e-porque-esse-tipo-de-video-viralizou-na-internet-132625/>. Acesso em 06 fev. 2020.

CHALON, Madeline; NANCY, Jean-Luc. Entrevista com Jean-Luc Nancy. Mas deixemos de lado o senhor Bataille. In: Alea. Estudos Neolatinos. vol.15, n.2. Rio de Janeiro, jul-dez. 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1517-106X2013000200012>. Acesso em: 08 jan. 2020.

CHION, Michel. El sonido. Música, cine, literatura... Paidós Comunicación, n. 107. Barcelona: Editorial Paidós, 1999.

CODATO, Henrique. O corpo e a Voz no Cinema Contemporâneo: reflexões sobre o filme Ela (Her, 2013), de Spike Jonze. In: Significação. v.43. n.46. 2016. p.106-125.

CRARY, Jonathan. 24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

DAMÁSIO, António. O erro de Descartes. Emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

FOWLER, Damian. O que é ASMR – os intrigantes sons que valem ouro no youtube. In: BBC Brasil (on-line), 5 ago. 2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-44829944>. Acesso em: 14 jan. 2020.

FROMM, Erich. O medo à liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

GALLAGHER, Rob. Eliciting Euphoria Online: The Aesthetics of “ASMR” Video Culture. In: Film Criticism. Volume 40, Edição 2. Special Guest-Edited Issue: The Aesthetics of Online Videos. jun., 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.3998/fc.13761232.0040.202>. Acesso em: 10 jan. 2020.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença. O que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto/Ed. PUC-Rio, 2010.

HALL, Stuart. Da diáspora. Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. 25 ed. São Paulo: Loyola, 2014.

LE BRETON, David. Il sapore del mondo. Un'antropologia dei sensi. Milão: Raffaello Cortina Editore, 2007.

LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. Série Temas. Volume 24. Sociologia e Política. São Paulo: Ática, 1991.

LÖWY, Michael. O capitalismo como religião. In: Folha de São Paulo, 18 dez. 2005. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1809200508.htm>. Acesso em: 07 fev. 2020.

MARTINI, Felipe Gue. Platina: transmetodologia radical e escutas poéticas entre Porto Alegre e Montevidéu. 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Unisinos, São Leopoldo, 2018.

NANCY, Jean-Luc. A la escucha. 1. ed. Buenos Aires: Amorrortu, 2007.

NANCY, Jean-Luc. Ascoltando. In: SZENDY, Peter. Escucha. Una história del oído melómano. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 2003. p.11-16.

OBICI, Giuliano. Condição da escuta. Mídias e territórios sonoros. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.

SARTRE, Jean-Paul. Questão de método. Tradução de Bento Prado Júnior. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Os Pensadores, 45).

SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Unesp, 2001.

STERNE, Jonathan. The Audible Past. Cultural Origins of Sound Reproduction. Durhan & London: Duke University Press, 2003.

SZENDY, Peter. Escucha. Una história del oído melómano. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 2003.

TOOP, David. Resonancia siniestra. El oyente como médium. Buenos Aires: Caja Negra, 2016.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Téléchargements

Publié-e

29-10-2021

Comment citer

Martini, F. (2021). Escutas de um ouvido autômato: : estética e erotismo do ASMR. E-Compós, 24. https://doi.org/10.30962/ec.2263

Numéro

Rubrique

Artigos Originais