Eleições, Deepfakes e Celebridades

O entretenimento na política contemporânea da Índia e EUA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30962/e-comps.3209

Mots-clés :

Comunicação, Eleições, Deepfake, Celebridades

Résumé

Este artigo tem como objetivo examinar o uso de imagens de celebridades manipuladas por inteligência artificial, especialmente deepfakes, em campanhas eleitorais de 2024 na Índia e nos Estados Unidos. A análise mobiliza autores como Martino, Morin, Grusin e Jorge entre outros, articulando conceitos como midiatização política, mediação radical, cultura pop e desinformação com o intuito de compreender como o entretenimento e a cultura de massas reconfiguram o engajamento político e os modos de construção da opinião pública em contextos democráticos mediados por plataformas digitais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Claudio Knupp Rodrigues, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestrando em Comunicação e Consumo pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM).

Marcia Perencin Tondato, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP). Docente titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM). Líder do grupo de pesquisa Comunicação, consumo e identidades socioculturais (CiCO).

Références

FRANÇA, L. C. M. 2023. Imagem e Desinformação. Do Conceito de Imago ao Deep Fake. Sapere Aude. Disponível em: <https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v1nesp1p370-384>. Acesso em: 21 abr. 2025.

FREIRE, V. S. 2024 Ainda ao vivo: entretenimento, arte e a relevância da presença. 351. 2024. Tese (Doutorado em Desenvolvimento do Turismo) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/T.100.2024.tde-12062024-203158>. Acesso em: 21 abr. 2025.

GRUSIN, R. Radical Mediation. Critical Inquiry, v. 42, n. 1. Chicago: The University of Chicago Press. 2015. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/10.1086/682998>. Acesso em: 19 abr. 2025.

HJARVARD, Stig. Midiatização: Uma nova perspectiva teórica. In: HJARVARD, Stig. A midiatização da cultura e da sociedade. São Leopoldo: Unisinos, 2014. p. 23-72.

JORGE, A. O que é que os famosos têm de especial? A cultura das celebridades e os jovens portugueses. Alfragide, Portugal: Texto. 2014

KALRA A.; VENGATTIL M.; PANDYA D. Deepfakes of Bollywood stars spark worries of AI meddling in India election. Reuters, 22 abr. 2024. Disponível em: <https://www.reuters.com/world/india/deepfakes-bollywood-stars-spark-worries-ai-meddling-india-election-2024-04-22/>. Acesso em: 21 jul. 2024.

MARTINO, L. M. S. Três hipóteses sobre as relações entre mídia, entretenimento e política. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 6, p. 137–150. 2011. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0103-33522011000200006>. Acesso em: 11 abr. 2025.

MENDONÇA, R. F., AGGIO, C. As Metamorfoses Da Esfera Pública Ou A Nova Mudança Estrutural. In: Anais do 30º Encontro Anual da Compós, 2021, São Paulo. Anais eletrônicos, Galoá, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/compos/compos-2021/trabalhos/as-metamorfoses-da-esfera-publica-ou-a-nova-mudanca-estrutural?lang=pt-br>. Acesso em: 30 mar. 2025.

MEYER, T. Media Democracy: How the media colonize politics. Cambridge: Polity, 2002.

MODI vence na Índia, mas perde apoio e passa a depender de parceiros de coalizão. G1 Mundo, 4 de jun. 2024. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/06/04/modi-vence-eleicoes-na-india-mas-com-menos-cadeiras-do-que-esperado.ghtml>. Acesso em: 20 jul. 2024.

MOGUL, R.; FAROOQUI, S.; SEHGAL, K. Data para maior eleição da história da humanidade é definida. CNN Brasil Internacional, 16 mar. 2024. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/data-para-maior-eleicao-da-historia-da-humanidade-e-definida/>. Acesso em: 21 jul. 2024.

MORAVEC, P.; MINAS, R.; DENNIS, A. R. Fake News on Social Media: People Believe What They Want to Believe When it Makes no sense at all. Kelley School Of Business Research Paper No. 18-87, 2018. Disponível em: < https://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3269541>. Acesso em: 15 out. 2024.

MORIN, E. O Cinema ou o Homem Imaginário: Ensaio de Antropologia Sociológica. São Paulo: É Realizações, 2014.

MORIN, E. Cultura de massas no século XX. O espírito do tempo: neurose e necrose. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018.

PARIS, B.; DONOVAN, J. Deepfakes and cheap fakes: The manipulation of audio and visual evidence. Thousand Oaks: Sage (Data & Society’s Media Manipulation Research Initiative), 2019. Disponível em: <https://datasociety.net/wp-content/uploads/2019/09/DS_Deepfakes_Cheap_FakesFinal-1-1.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2025.

REGAN, H. Começa maior eleição da história da humanidade; votação durará semanas. CNN Brasil Internacional, 18 abr. 24. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/comeca-maior-eleicao-da-historia-da-humanidade-votacao-durara-semanas/>. Acesso em: 21 jul. 2024.

SPENCER, M. K. Deep Fake, a mais recente ameaça distópica. Outras Palavras, 30 maio 2019. Disponível em: <https://outraspalavras.net/tecnologiaemdisputa/deep-fake-a-ultima-distopia/>. Acesso em: 28 fev. 2025.

STREET, J. Politics And Popular Culture. London: Temple, 1997

VAN ZOONEN, L. Entertaining the citizen. London: Bowman & Littlefield, 2005.

Téléchargements

Publié-e

2025-10-20

Comment citer

Rodrigues, C. K., & Perencin Tondato, M. (2025). Eleições, Deepfakes e Celebridades: O entretenimento na política contemporânea da Índia e EUA. E-Compós. https://doi.org/10.30962/e-comps.3209

Numéro

Rubrique

Ahead of Print