O Fluminense e a nostalgia das referências perdidas

Auteurs-es

  • Leticia Cantarela Matheus

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.369

Mots-clés :

Jornalismo, Narrativa, História, Tradição, Identidade

Résumé

Este artigo advém de uma pesquisa em andamento sobre o uso que os jornais fazem do passado para legitimarem suas próprias posições nos diferentes sistemas comunicacionais. Ele traz um estudo sobre O Fluminense, jornal centenário de Niterói – RJ, que precisou estabelecer certas estratégias para tentar manter sua posição no mercado local. Uma dessas estratégias foi tentar reconstruir sua própria identidade bem como a de seu público. Ele revela que os jornais não possuem o mesmo significado em qualquer lugar, mas que atendem a diferentes demandas de acordo com cada sociedade. Neste caso, O Fluminense não foi apenas um sinal de modernização, mas justamente um signo de tradição.

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Publié-e

26-10-2009

Comment citer

Matheus, L. C. (2009). O Fluminense e a nostalgia das referências perdidas. E-Compós, 12(2). https://doi.org/10.30962/ec.369

Numéro

Rubrique

Artigos Originais