Comunicação, economia e música: o papel da indústria cultural na composição de subjetividades ao longo do século XX

Auteurs-es

  • Marco Schneider

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.633

Mots-clés :

Música. Gosto. Indústria cultural

Résumé

O objetivo deste trabalho é propor uma análise crítica do papel central desempenhado pelas cada vez mais poderosas determinações econômicas da indústria cultural ao longo do século 20 na formação das subjetividades e das práticas intersubjetivas, com ênfase na questão dos gostos musicais. Trata-se de uma abordagem histórica, inspirada na conhecida teoria crítica de Adorno e Horkheimer, que defende a sua atualidade, mas que acusa os seus limites, confrontando-a com algumas reflexões de Hobsbawn sobre música. São também considerados os novos horizontes recentemente abertos para o universo da música pelas novas tecnologias da comunicação, com prudência.

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Publié-e

30-01-2012

Comment citer

Schneider, M. (2012). Comunicação, economia e música: o papel da indústria cultural na composição de subjetividades ao longo do século XX. E-Compós, 14(2). https://doi.org/10.30962/ec.633

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático