Nem privado nem estatal: a ideia de público como um sistema de comunicação

Auteurs-es

  • Adilson Vaz Cabral Filho

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.668

Mots-clés :

sistema público de comunicação, políticas de comunicação, democratização da comunicação, digitalização da comunicação, comunicação comunitária

Résumé

Alguns países da América Latina estão assumindo um sistema de comunicação dividido em três partes, com base nos setores estatal, privado e público. A ideia de um Sistema de Comunicação Pública, diferente da estatal, é extremamente controversa na literatura atual sobre Políticas de Comunicação. Busca-se, neste trabalho, analisar o caso brasileiro, no qual não há nenhuma regulamentação específica para o que está mencionado na Constituição Brasileira como um “princípio de complementaridade mútua entre os sistemas privado, público e estatal”, relacionando-o com a situação de outros países latinos. Este trabalho leva em consideração as recentes mudanças políticas e tecnológicas e o debate brasileiro recente sobre este tema. É baseado em pesquisa bibliográfica e documental, tendo em conta as experiências existentes, como rádios e televisões e outros meios de comunicação como telecentros e canais públicos de rádio e TV potencialmente disponíveis na transmissão digital. Palavras-Chave Sistema público de comunicação. Políticas de comunicação. Democratização da comunicação. Digitalização da comunicação. Comunicação comunitária

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

27-06-2012

Comment citer

Cabral Filho, A. V. (2012). Nem privado nem estatal: a ideia de público como um sistema de comunicação. E-Compós, 15(1). https://doi.org/10.30962/ec.668

Numéro

Rubrique

Artigos Originais