Imagens da indústria automotiva para consumo: o mundo do trabalho na ótica da comunicação publicitária

Auteurs-es

  • Vander Casaqui

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.693

Mots-clés :

Comunicação e consumo, Comunicação e Trabalho, Publicidade, Marcas de automóveis, Marshall McLuhan.

Résumé

Este artigo analisa as estratégias da comunicação publicitária da indústria de automóveis no início do século XXI, tendo como eixos principais as representações de seus processos produtivos e os significados do consumo. O quadro teórico discute as teorias de McLuhan sobre os aspectos culturais do automóvel, as tendências da produção e os novos papéis a serem assumidos pelo consumidor, nas transformações promovidas pelo marketing moderno. A abordagem teórico-metodológica da Análise do Discurso de linha francesa foi adotada na reflexão sobre o corpus. Palavras-chave Comunicação e consumo. Comunicação e trabalho. Publicidade. Marcas de automóveis. Marshall McLuhan.

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Publié-e

21-03-2012

Comment citer

Casaqui, V. (2012). Imagens da indústria automotiva para consumo: o mundo do trabalho na ótica da comunicação publicitária. E-Compós, 14(3). https://doi.org/10.30962/ec.693

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático