Por uma análise midiática da música popular massiva. Uma proposição metodológica para a compreensão do entorno comunicacional, das condições de produção e reconhecimento dos gêneros musicais

Auteurs-es

  • Jeder Janotti Junior

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.84

Mots-clés :

Música Popular Massiva, Gêneros Musicais, Canção Popular Massiva, Estudos Culturais

Résumé

Este artigo parte do pressuposto de que o papel ocupado pela música em nosso cotidiano não se reflete diretamente nos projetos e proposições analíticas oriundas do campo da comunicação. Nesse sentido, o artigo apresenta uma proposta de análise midiática da música popular massiva que leve em consideração os aspectos técnicos, econômicos e plásticos inscritos no formato canção, reiterando a importância dos estudos culturais para a compreensão dos fenômenos midiáticos. Para tanto, se faz necessário compreender a Indústria do Entretenimento, em especial da Indústria Fonográfica, seus agentes e consumidores como um dispositivo midiático que deixa marcas nos produtos da música popular massiva. Acredita-se, então, que esta contribuição teórico-metodológico é relevante para a compreensão do papel que as canções ocupam na cultura e comunicação contemporâneas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Comment citer

Junior, J. J. (2006). Por uma análise midiática da música popular massiva. Uma proposição metodológica para a compreensão do entorno comunicacional, das condições de produção e reconhecimento dos gêneros musicais. E-Compós, 6. https://doi.org/10.30962/ec.84

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático