Media Frame Building and Culture: Transgenic crops in two Brazilian Newspapers during the “Year of Controversy”
DOI :
https://doi.org/10.30962/ec.847Mots-clés :
Transgenic crops, Content analysis, Attention cycle, Media frame building, Newspapers.Résumé
Brazil is the second world producer of transgenic crops. However, intense controversies were around their introduction in the country. This study analyzes media coverage of GM crops in two elite Brazilian newspapers, Folha de S. Paulo and O Globo, in 2003, the “Year of Controversy”, a period of intense political debate over the issue. Using issue attention cycle and media frame building as theoretical frameworks, we combine quantitative content analysis and in-depth individual interviews with journalists to identify the main influencers of media coverage. Our study revealed that the two newspapers covered the issue differently than in the United States. North American newspapers tended to emphasize dramatic elements when the GM issue was discussed in the political arena; in Brazil, technical elements were a major focus in the stories. Keywords Transgenic crops. Content analysis. Attention cycle. Media frame building. Newspapers. ------------------------------ RESUMO (Português): O Brasil é o segundo produtor mundial de cultivos transgênicos. No entanto, houve intensa controvérsia em torno da introdução de tais plantações no país. Este estudo analisa a cobertura dos cultivos transgênicos em dois jornais de elite brasileiros, Folha de S. Paulo e O Globo, em 2003, o “Ano da Controvérsia”, período de intenso debate político sobre a questão no país. Utilizamos como referenciais teóricos ciclo de atenção e construção de frame mediático, associando análise quantitativa de conteúdo e entrevistas em profundidade com jornalistas visando identificar os principais fatores que influenciaram a cobertura jornalística. Nosso estudo revelou que os dois jornais cobriram o tema de forma diferente do que ocorreu nos Estados Unidos. Os jornais norte-americanos tenderam a enfatizar elementos dramáticos quando a questão dos transgênicos era discutida na arena política; no Brasil, elementos técnicos foram um foco principal nas matérias. Palavras-chave Cultivos transgênicos. Análise de conteúdo. Ciclo de atenção. Frame mediático. Jornais diários.Téléchargements
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.