A esquerda brasileira e a percepção dos efeitos das fake news
DOI:
https://doi.org/10.30962/ec.2113Palavras-chave:
Percepção de fake news, Efeito de Terceira Pessoa, FacebookResumo
Este artigo investiga hipóteses do Efeito de Terceira Pessoa relacionadas às fake news disseminadas no Facebook. Estudamos a avaliação da esquerda (n = 1317) sobre o efeito das fake news em si mesma e em outros grupos. Avaliamos as variáveis: i) capacidade de identificar fakenews, ii) frequência de checagem de fontes eiii) experiência anterior de já ter compartilhado fake news. Os resultados apontam que indivíduos tendem a superestimar o efeito negativo das fake news em outros grupos e a subestimar o efeito sobre si mesmos. A discrepância tende a aumentar entre aqueles que se consideram seguros para identificar fake news e aqueles que checam as fontes.
Downloads
Referências
ALMADA, M. P.; ROSSETTO, G. P. N. Efeito de terceira pessoa e distância social: Percepção da influência dos media no eu, no semelhante e no outro na propaganda da Prefeitura Municipal de Salvador. Animus. RevistaInteramericana de ComunicaçãoMidiática,13(25). 2014.
BOYNTON, G.; RICHARDSON, G. W. Agenda setting in the twenty-first century. New Media & Society, v. 18, n. 9, p. 1916–1934, 1 out. 2016.
BUTUROIU, R. et al. Third-person Perception and Its Predictors in the Age of Facebook. Journalof Media Research, v. 10, n. 2, 2017.
CHAIA, V. L. M.; BRUGNAGO, F. A nova polarização política nas eleições de 2014: radicalização ideológica da direita no mundo contemporâneo do Facebook. Aurora. Revista de Arte, Mídia E Política. ISSN 1982-6672, 7(21), 99–129. 2014.
CHUN, J. W.; LEE, M. J. When does individuals’ willingness to speak out increase on social media? Perceived social support and perceived power/control. Computers in Human Behavior, v. 74, p. 120–129, set. 2017.
COHEN, J.; MUTZ, D.; PRICE, V.; et al. Perceived impact of defamation: an experiment on third- person effects. PublicOpinionQuarterly, 52(2): 161–173. 1988.
DALMONTE, E. Dos efeitos fortes à hipótese de percepção do efeito de terceira pessoa: uma verificação empírica. RevistaContemporânea, Salvador, v. 4, n. 1, p. 51-72, 2006.
DAVISON, W. P. The Third-Person Effect in Communication. Public Opinion Quarterly, v. 47, n. 1, p. 1–15, jan. 1983.
DAVISON, W. P. The Third-Person Effect Revisited. International Journal of Public Opinion Research, v. 8, n. 2, p. 113–119, 1 jun. 1996.
DE ALBUQUERQUE, A. Protecting democracy or conspiring against it? Media and politics in Latin America: A glimpse from Brazil. Journalism: Theory, Practice & Criticism, p. 146488491773837, 4 nov. 2017.
DEL VICARIO, M., BESSI, A., ZOLLO, F., PETRONI, F., SCALA, A., CALDARELLI, G., QUATTROCIOCCHI, W. The spreading of misinformation online. ProceedingsoftheNationalAcademyofSciences, 113(3), 554–559. 2016.
GOMES, W.; DOURADO, T. M. S. G. Fake news, um fenômeno de comunicação política entre jornalismo, política e democracia. Estudos de Jornalismo e Mídia, v. 16, p. 33-45, 2019.
EVELAND, W. P.; MCLEOD, D. M. The Effect of Social Desirability on Perceived Media Impact: Implications for Third-Person Perceptions. International Journal of Public Opinion Research, v. 11, n. 4, p. 315–333, 1 dez. 1999.
EVELAND, W. P.; NATHANSON, A. I.; DETENBER, B. H.; MCLEOD, D. M. Rethinking the social distance corollary: Perceived likelihood of exposure and the third-person perception. Communication Research, 26, 275-302. 1999.
FALLIS, D. What Is Disinformation? Library Trends, 63(3), 401–426, 2015.http://doi.org/10.1353/lib.2015.0014
GUESS, A., NYHAN, B., & REIFLER, J. Selective exposure to misinformation: evidence from the consumption of fake news during the 2016 U. S. presidential campaign. 2018 Disponível em https://www.dartmouth.edu/~nyhan/fake-news-2016.pdf
GOMES, W.; BARROS, S. Influência da mídia, distância moral e desacordos sociais: um teste do Efeito de Terceira Pessoa. In: FRANÇA, V. V.; ALDÉ, A.; RAMOS, M. C. (Eds.). . Teorias da comunicação no Brasil. Salvador: Edufba, 2014. p. 245–266.
GOMES, W. Fake news, crise epistêmica e epistemologia tribal. Revista Cult, pp. 1–5, 2019. Disponível emhttps://revistacult.uol.com.br/home/crise-epistemica-e-epistemologia-tribal/
GUNTHER, A. C. What We Think Others Think: Cause and Consequence in the Third-Person Effect. Communication Research, v. 18, n. 3, p. 355–372, 1 jun. 1991.
GUNTHER, A. C. Overrating the X-rating: The third-person perception and support for censorship of pornography. Journal of Communication, 45, 27–38. 1995.
GUNTHER, A. C.; STOREY, J. D. The Influence of Presumed Influence. Journal of Communication, v. 53, n. 2, p. 199–215, jun. 2003.
GUNTHER, A. C.; THORSON, E. Perceived persuasive effects of product commercials and public service announcements: Third-person effects in new domains, Communication Research, 19, 574—96. 1992.
GUNTHER, A. C. et al. Presumed Influence on Peer Norms: How Mass Media Indirectly Affect Adolescent Smoking. Journal of Communication, v. 56, n. 1, p. 52–68, mar. 2006.
HAMPTON, K. N.; SHIN, I.; LU, W. Social media and political discussion: when online presence silences offline conversation. Information, Communication & Society, v. 20, n. 7, p. 1090–1107, 3 jul. 2017.
JANG, KIM. Third person effects of fake news: Fake news regulation and media literacy interventions. Computers in Human Behavior, 80, 295–302. 2018. https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.11.034
LAZER, BAUM, BENKLER, BERINSKY, GREENHILL, METZGER, ZITTRAIN et al (2018). The science of fake news. Science, Vol. 359, Issue 6380, pp. 1094-1096 https://doi.org/10.1126/science.aao2998
LEWANDOWSKY, S., ECKER, U. K. H., COOK, J. Beyond Misinformation: Understanding and Coping with the “Post-Truth” Era. Journal of Applied Research in Memory and Cognition, 6 (4), 353–369. 2017. http://doi.org/10.1016/j.jarmac.2017.07.008
LO, V.; WEI, R. Third-Person Effect, Gender, and Pornography on the lnternet. Journal of Broadcasting & Electronic Media, v. 46, n. 1, p. 13–33, mar. 2002.
MARWICK, A. (Why do people share fake news? A sociotechnical model of media effects. Journalism: Theory, Practice & Criticism, 2.2, 474–512. 2018. https://doi.org/10.1177/1464884917730217
MCLEOD, D. M.; EVELAND, W. P.; NATHANSON, A. I. Support for Censorship of Violent and Misogynic Rap Lyrics: An Analysis of the Third-Person Effect. Communication Research, v. 24, n. 2, p. 153–174, 1 abr. 1997.
MCLEOD, D. M.; DETENBER, B. H.; EVELAND, W.P. Behind the Third-person Effect: Differentiating Perceptual Processes for Self and Other. Journalof Communication, 51, 678-695. 2001.
MENDONÇA, R. F. Reflexões sobre a compreensão de democracia entre manifestantes de 2013 *. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, v. 33, n. 98, p. 1–24, 2018.
MUTZ, D. C. The influence of the perceptions of media influence: third-person effects and the public expression of opinions, International Journal of Public Opinion Research, 1, 3-23. 1989.
PAEK, H. J.; PAN, Z.; SUN, Y., et al. The third-person perception as social judgment an exploration of social distance and uncertainty in perceived effects of political attack ads. Communication Research, 32, 143–170. 2005.
PANG, N. et al. Can spiral of silence and civility predict click speech on Facebook? Computers in Human Behavior, v. 64, p. 898–905, nov. 2016.
PARADISE, A.; SULLIVAN, M. (In)visible threats? The third-person effect in perceptions of the influence of Facebook. Cyberpsychology, behavior and social networking, v. 15, n. 1, p. 55–60, jan. 2012.
PARKINSON, H. J. Click and Elect: How Fake News Helped Donald Trump Win a Real Election. TheGuardian, November 14, 2016. Disponívelem: <https://www.theguardian.com/commentisfree/2016/nov/14/fake-news-donald-trump-election-alt-right-social-media-tech-companies>
PERLOFF, R. M. Ego involvement and the third-person effect of televised news coverage.Communication Research 16(2): 236–262. 1989.
PERLOFF, R. M. The third-person effect. In: BRYANT, J.; ZILLMANN, D. Media effects: Advances in theory and research. London: Lawrence Erlbaum, 2002, p. 489-506.
PRICE, V.; TEWKSBURY, D.; HUANG, L.-N. Third-person effects on publication of a holocaust-denial advertisement. Journal of Communication, v. 48, n. 2, p. 3–26, jun. 1998.
READ, M. Donald Trump Won because of Facebook. New York Magazine, Novembro, 2016. Disponível em: <http://nymag.com/selectall/2016/11/donald-trump-won-because-of-facebook.html> . Último acesso em: 16 de outubro de 2017.
ROGSTAD, I. IsTwitterjustrehashing? Intermedia agenda setting between Twitter and mainstream media. Journal of Information Technology & Politics, p. 1–17, 27 maio 2016.
RUCINSKI, D.; SALMON, C. T. The “Other” As the Vulnerable Voter: a Study of the Third-Person Effect in the 1988 U.S. Presidential Campaign. International Journal of Public Opinion Research, v. 2, n. 4, p. 345–368, 1990.
SALWEN, M. B. Perceptions of Media Influence and Support for Censorship: The Third-Person Effect in the 1996 Presidential Election. Communication Research, v. 25, n. 3, p. 259–285, 1 jun. 1998.
SCHWEISBERGER, V.; BILLINSON, J.; CHOCK, T. M. Facebook, the Third-Person Effect, and the Differential Impact Hypothesis. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 19, n. 3, p. 403–413, 29 abr. 2014.
SPOHR, D. Fake news and ideological polarization: Filter bubbles and selective exposure on social media. Business Information Review, 34(3), 150–160. 2017. https://doi.org/10.1177/0266382117722446
TANDOC, E. C., LIM, Z. W., & LING, R. Defining “Fake News”: A typology of scholarly definitions. Digital Journalism, 811(August), 1–17. 2017.
TSAY-VOGEL, M. Me versus them: Third-person effects among Facebook users. New Media & Society, v. 18, n. 9, p. 1956–1972, 1 out. 2016.
TSFATI, Y.; COHEN, J. Democratic Consequences of Hostile Media Perceptions: The Case of Gaza Settlers. The Harvard International Journal of Press/Politics, v. 10, n. 4, p. 28–51, 1 out. 2005.
WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Information Disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Strasbourg. Disponível em: <https://rm.coe.int/information-disorder-toward-an-interdisciplinary-framework-for-researc/168076277c>.
WEI, R.; LO, V. H. The Third-Person Effects of Political Attack Ads in the 2004 U.S. Presidential Election. Media Psychology, v. 9, n. 2, p. 367–388, 13 abr. 2007.
WEI, R.; GOLAN, G. Political Advertising on Social Media in the 2012 Presidential Election: Exploring the Perceptual and Behavioral Components of the Third-Person Effect. Electronic News, v. 7, n. 4, p. 223–242, 1 dez. 2013.
ZHONG, Z. J. Third-person perceptions and online games: a compari- son of perceived antisocial and prosocial game effects. Journal of Computer Mediated Communication, 14(2), 286–306. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Dominguez, Samuel Barros, Tatiana Dourado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.