WARBURG E BENJAMIN

o inacabamento e a montagem como métodos de conhecimento

Autores

  • Gabriela Reinaldo Universidade Federal do Ceará
  • Osmar Gonçalves dos Reis Filho

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1811

Palavras-chave:

Imagem, Montagem, Conhecimento

Resumo

Aby Warburg (1866-1929) e Walter Benjamin (1892-1940), judeus e intelectuais nascidos na Alemanha da segunda metade do século XIX, partilham da ideia de suspensão do movimento do curso linear da História e têm uma visão crítica e estética das técnicas. Ligados a universos relativamente distintos, nunca chegaram a se encontrar, a despeito das tentativas de Benjamin. Dentre as muitas correspondências entre seus pensamentos, nos deteremos, neste trabalho, em dois projetos inacabados – o Atlas Mnemosyne, de Aby Warburg, e Passagens, de Walter Benjamin – com o intuito de refletir sobre o legado desses autores para os métodos de investigação estética, especialmente no que se refere às imagens.

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Biografia do Autor

Gabriela Reinaldo, Universidade Federal do Ceará

GABRIELA REINALDO É DOUTORA EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA PELA PUC/SP E PROFESSORA DO INSTITUTO DE CULTURA E ARTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, ONDE LECIONA NO MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E NA GRADUAÇÃO DOS CURSOS DE COMUNICAÇÃO E CINEMA E AUDIOVISUAL.

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Publicado

25-10-2019

Como Citar

Reinaldo, G., & dos Reis Filho, O. G. (2019). WARBURG E BENJAMIN: o inacabamento e a montagem como métodos de conhecimento. E-Compós, 22(1). https://doi.org/10.30962/ec.1811

Edição

Seção

Artigos Originais