WARBURG E BENJAMIN
o inacabamento e a montagem como métodos de conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.30962/ec.1811Palavras-chave:
Imagem, Montagem, ConhecimentoResumo
Aby Warburg (1866-1929) e Walter Benjamin (1892-1940), judeus e intelectuais nascidos na Alemanha da segunda metade do século XIX, partilham da ideia de suspensão do movimento do curso linear da História e têm uma visão crítica e estética das técnicas. Ligados a universos relativamente distintos, nunca chegaram a se encontrar, a despeito das tentativas de Benjamin. Dentre as muitas correspondências entre seus pensamentos, nos deteremos, neste trabalho, em dois projetos inacabados – o Atlas Mnemosyne, de Aby Warburg, e Passagens, de Walter Benjamin – com o intuito de refletir sobre o legado desses autores para os métodos de investigação estética, especialmente no que se refere às imagens.
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. Aby Warburg e la Scienza Senza Nome. Disponível em: <http://www.scribd.com/ doc/82130092/Agamben-Aby-Warburg-E-La-Scienza- Senza-Nome>. Acesso em: 01/01/2015.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. Irene Aron e Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.
___________. Origem do drama barroco alemão. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
___________. Obras Escolhidas. Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1996.
CANTINHO, Maria João. O voo suspenso do tempo: estudo sobre o conceito de imagem dialéctica na obra de Walter Benjamin. Espéculo.: Revista de estudios literarios., Madrid, v. 13, n. 39, p.2-11, jul. 2008. Revista de estudios literarios Facultad de Ciencias de la Información Universidad Complutense de Madrid Revista Digital Cuatrimestral ISSN: 1139-3637. Disponível em: <http://webs.ucm.es/info/especulo/numero39/imadiale.html>. Acesso em: 02 jan. 2018.
CHARNEY, Leo & SCHWARTZ, Vanessa (org.). O cinema e a invenção da vida moderna. Trad. Regina Thompson. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
DIDI-HUBERMAN, G. L’image survivante – histoire de l’art et temps des fantômes selon Aby Warburg. Paris: Les Éditions du Minuit, 2002.
GOMBRICH, E. H. Aby Warburg: an intellectual biography. London: The Warburg Institute University of London, 1970.
FUNARI, Pedro Paulo A. Considerações em torno das Teses de Filosofia da História, de Walter Benjamin. Crítica Marxista, Campinas, v. 3, n. 3, p.45-53, ago. 1996. Disponível em: <https://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos_biblioteca/3_PPFunari.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2017.
GUERREIRO, António. As imagens sem memória e a esterilização da cultura. 2012. Disponível em: <http://www.porta33.com/eventos/content_eventos/Antonio_Guerreiro_Aby_Warburg/Seminario_Antonio_Guerreiro.html>. Acesso em: 1 mar. 2016.
GUERREIRO, António. Aby Warburg e a história como memória. Revista de História das Ideias, [s.l.], v. 23, n. 1, p.389-407, 2002. Coimbra University Press. http://dx.doi.org/10.14195/2183-8925_23_13. Disponível em: <https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/41705/1/Aby_Warburg_e_a_historia_como_memoria.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2017.
GUERREIRO, António; DIDI-HUBERMAN, Georges. Sentir o tempo e ver a História nas imagens: António Guerreiro entrevista Georges Didi-Huberman. Revista Público: seção Ípsilon (toda a cultura), Lisboa, v. 1, n. 1, p.1-17, 11 abr. 2014. Disponível em: <https://www.publico.pt/2014/04/11/culturaipsilon/noticia/sentir-o-tempo-e-ver-a-historia-nas-imagens-332932>. Acesso em: 20 nov. 2017.
LÖWY, Michael. A Filosofia da História de Walter Benjamin. Estudos Avançados USP: Amazônia brasileira. Eleições 2002. Walter Benjamim. Fotografias dos atos de fé., São Paulo, v. 45, n. 16, p.199-206, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v16n45/v16n45a13.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2017.
MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
RAMPLEY, Matthew. The Remembrance of Things Past.: On Aby M Warburg and Walter Benjamin. Disponível em: <https://www.academia.edu/4888046/The_Remembrance_of_Things_Past._On_Aby_M_Warburg_and_Walter_Benjamin>. Acesso em: 12 dez. 2017.
REINALDO, Gabriela. A PAIXÃO SEGUNDO A. W.: notas sobre o ritual da serpente e as pathosformeln no pensamento de Aby Warburg. E-compos: Revista da Associação Nacional do Programas de Pós-graduação em Comunicação, Brasília, v. 18, n. 3, p.1-17, dez. 2015. Disponível em: <http://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1172/0>. Acesso em: 01 jan. 2018.
TEIXEIRA, Felipe Charbel. Aby Warburg e a pós-vida das Pathosformeln antigas. Disponível em: <http:// www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/ view/171>. Acesso em: 1 jan. 2015.
WARBURG, Aby. The Renewal of Pagan Antiquity. Los Angeles: Getty Research Institute, 1999.
WARBURG, Aby. Histórias de fantasma para gente grande – escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
WITTE, Bernd. Walter Benjamin: uma biografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.