WARBURG E BENJAMIN

o inacabamento e a montagem como métodos de conhecimento

Auteurs-es

  • Gabriela Reinaldo Universidade Federal do Ceará
  • Osmar Gonçalves dos Reis Filho

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.1811

Mots-clés :

Imagem, Montagem, Conhecimento

Résumé

Aby Warburg (1866-1929) e Walter Benjamin (1892-1940), judeus e intelectuais nascidos na Alemanha da segunda metade do século XIX, partilham da ideia de suspensão do movimento do curso linear da História e têm uma visão crítica e estética das técnicas. Ligados a universos relativamente distintos, nunca chegaram a se encontrar, a despeito das tentativas de Benjamin. Dentre as muitas correspondências entre seus pensamentos, nos deteremos, neste trabalho, em dois projetos inacabados – o Atlas Mnemosyne, de Aby Warburg, e Passagens, de Walter Benjamin – com o intuito de refletir sobre o legado desses autores para os métodos de investigação estética, especialmente no que se refere às imagens.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Gabriela Reinaldo, Universidade Federal do Ceará

GABRIELA REINALDO É DOUTORA EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA PELA PUC/SP E PROFESSORA DO INSTITUTO DE CULTURA E ARTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, ONDE LECIONA NO MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E NA GRADUAÇÃO DOS CURSOS DE COMUNICAÇÃO E CINEMA E AUDIOVISUAL.

Références

ADORNO, Theodor. Caracterização de Walter Benjamin. In: Adorno (Coleção Grandes Cientistas Sociais). Trad. Gabriel Cohn. São Paulo: Ática, 1986.
AGAMBEN, G. Aby Warburg e la Scienza Senza Nome. Disponível em: <http://www.scribd.com/ doc/82130092/Agamben-Aby-Warburg-E-La-Scienza- Senza-Nome>. Acesso em: 01/01/2015.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. Irene Aron e Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.
___________. Origem do drama barroco alemão. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
___________. Obras Escolhidas. Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1996.
CANTINHO, Maria João. O voo suspenso do tempo: estudo sobre o conceito de imagem dialéctica na obra de Walter Benjamin. Espéculo.: Revista de estudios literarios., Madrid, v. 13, n. 39, p.2-11, jul. 2008. Revista de estudios literarios Facultad de Ciencias de la Información Universidad Complutense de Madrid Revista Digital Cuatrimestral ISSN: 1139-3637. Disponível em: <http://webs.ucm.es/info/especulo/numero39/imadiale.html>. Acesso em: 02 jan. 2018.
CHARNEY, Leo & SCHWARTZ, Vanessa (org.). O cinema e a invenção da vida moderna. Trad. Regina Thompson. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
DIDI-HUBERMAN, G. L’image survivante – histoire de l’art et temps des fantômes selon Aby Warburg. Paris: Les Éditions du Minuit, 2002.
GOMBRICH, E. H. Aby Warburg: an intellectual biography. London: The Warburg Institute University of London, 1970.
FUNARI, Pedro Paulo A. Considerações em torno das Teses de Filosofia da História, de Walter Benjamin. Crítica Marxista, Campinas, v. 3, n. 3, p.45-53, ago. 1996. Disponível em: <https://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos_biblioteca/3_PPFunari.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2017.
GUERREIRO, António. As imagens sem memória e a esterilização da cultura. 2012. Disponível em: <http://www.porta33.com/eventos/content_eventos/Antonio_Guerreiro_Aby_Warburg/Seminario_Antonio_Guerreiro.html>. Acesso em: 1 mar. 2016.
GUERREIRO, António. Aby Warburg e a história como memória. Revista de História das Ideias, [s.l.], v. 23, n. 1, p.389-407, 2002. Coimbra University Press. http://dx.doi.org/10.14195/2183-8925_23_13. Disponível em: <https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/41705/1/Aby_Warburg_e_a_historia_como_memoria.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2017.
GUERREIRO, António; DIDI-HUBERMAN, Georges. Sentir o tempo e ver a História nas imagens: António Guerreiro entrevista Georges Didi-Huberman. Revista Público: seção Ípsilon (toda a cultura), Lisboa, v. 1, n. 1, p.1-17, 11 abr. 2014. Disponível em: <https://www.publico.pt/2014/04/11/culturaipsilon/noticia/sentir-o-tempo-e-ver-a-historia-nas-imagens-332932>. Acesso em: 20 nov. 2017.
LÖWY, Michael. A Filosofia da História de Walter Benjamin. Estudos Avançados USP: Amazônia brasileira. Eleições 2002. Walter Benjamim. Fotografias dos atos de fé., São Paulo, v. 45, n. 16, p.199-206, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v16n45/v16n45a13.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2017.
MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
RAMPLEY, Matthew. The Remembrance of Things Past.: On Aby M Warburg and Walter Benjamin. Disponível em: <https://www.academia.edu/4888046/The_Remembrance_of_Things_Past._On_Aby_M_Warburg_and_Walter_Benjamin>. Acesso em: 12 dez. 2017.
REINALDO, Gabriela. A PAIXÃO SEGUNDO A. W.: notas sobre o ritual da serpente e as pathosformeln no pensamento de Aby Warburg. E-compos: Revista da Associação Nacional do Programas de Pós-graduação em Comunicação, Brasília, v. 18, n. 3, p.1-17, dez. 2015. Disponível em: <http://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1172/0>. Acesso em: 01 jan. 2018.
TEIXEIRA, Felipe Charbel. Aby Warburg e a pós-vida das Pathosformeln antigas. Disponível em: <http:// www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/ view/171>. Acesso em: 1 jan. 2015.
WARBURG, Aby. The Renewal of Pagan Antiquity. Los Angeles: Getty Research Institute, 1999.
WARBURG, Aby. Histórias de fantasma para gente grande – escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
WITTE, Bernd. Walter Benjamin: uma biografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

Téléchargements

Publié-e

25-10-2019

Comment citer

Reinaldo, G., & dos Reis Filho, O. G. (2019). WARBURG E BENJAMIN: o inacabamento e a montagem como métodos de conhecimento. E-Compós, 22(1). https://doi.org/10.30962/ec.1811

Numéro

Rubrique

Artigos Originais