Mercado da nostalgia e narrativas audiovisuais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1491

Keywords:

Memória. Nostalgia. Temporalidade.

Abstract

O mercado da nostalgia se caracteriza pela comercialização de objetos e narrativas que, de uma forma emocional e afetiva, remetem ao passado, seja como referência histórica e cultural, como espaço de experiência ou como modelo estético. Partindo desta definição, nos propomos a refletir sobre o apelo nostálgico de algumas produções televisivas e cinematográficas e sobre seus significados. Acreditamos que a nostalgia contemporânea pode expressar uma visão romântica ou conservadora do passado, mas pode também ser marcada por potências e positividades. A nostalgia diz muito sobre a forma ambígua e contraditória com que nos relacionamos hoje com nossa temporalidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ana Paula Goulart Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação e Cultura, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Published

20-12-2018

How to Cite

Goulart Ribeiro, A. P. (2018). Mercado da nostalgia e narrativas audiovisuais. E-Compós, 21(3). https://doi.org/10.30962/ec.1491

Issue

Section

Artigos Originais