Mercado da nostalgia e narrativas audiovisuais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1491

Palabras clave:

Memória. Nostalgia. Temporalidade.

Resumen

O mercado da nostalgia se caracteriza pela comercialização de objetos e narrativas que, de uma forma emocional e afetiva, remetem ao passado, seja como referência histórica e cultural, como espaço de experiência ou como modelo estético. Partindo desta definição, nos propomos a refletir sobre o apelo nostálgico de algumas produções televisivas e cinematográficas e sobre seus significados. Acreditamos que a nostalgia contemporânea pode expressar uma visão romântica ou conservadora do passado, mas pode também ser marcada por potências e positividades. A nostalgia diz muito sobre a forma ambígua e contraditória com que nos relacionamos hoje com nossa temporalidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Goulart Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação e Cultura, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Publicado

20-12-2018

Cómo citar

Goulart Ribeiro, A. P. (2018). Mercado da nostalgia e narrativas audiovisuais. E-Compós, 21(3). https://doi.org/10.30962/ec.1491

Número

Sección

Artigos Originais