Environmental sustainability and ESG

the imaginary of eco-advertising in Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30962/ecomps.3150

Keywords:

Communication, Imaginary, Advertising, Environmental sustainability, ESG

Abstract

The discourse on sustainability has consolidated the acronym ESG (Environment, Social, Governance) to refer to actions taken towards the environment. This study mapped the imaginary that underlies the advertising production on environmental sustainability in the last fifty years in Brazil, based on advertisements of Veja Magazine. The methodology used was Durandian mythodology, that consists of a mythocriticism and a mythoanalysis, observing the variation of images over time. As a result, three symbolic constellations were identified (development, preservation and future) and behind these three predominant images remains the Promethean desire for domination.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisco Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Professor substituto da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ana Taís Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade São Paulo (PPGCOM-USP), com pós-doutorado em Filosofia da Imagem pela Université de Lyon III. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Líder do Imaginalis – Grupo de Pesquisa sobre Comunicação e Imaginário.

References

ALCAN Alumínio do Brasil S.A. Alcan. Empresa destaque de 1989. O motivo tá na lata. Revista Veja, ed. 1140, p. 108, 1990.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Real. Mais que uma moeda, um projeto para o Brasil. Revista Veja, ed. 1453, p. 72-73, 1996.

BANCO DO BRASIL. Fazer o futuro é valorizar as pessoas e o lugar onde elas vivem. Revista Veja, ed. 2042, p. 2-3, 2008.

BRADESCO. Chegou o único cartão de crédito que você usa e a Amazônia agradece. Revista Veja, ed. 2044, p. 2-3, 2008.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Este cidadão faz treze pontos toda semana. Revista Veja, ed. 200, p. 63, 1972.

CAPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antônio. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: perspectivas para uma nova Extensão Rural. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, v. 1, n. 1, p. 16-37, jan./mar. 2000.

CAPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antônio. Agroecologia: enfoque científico e estratégico. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, v. 3, n. 2, p. 13-16, abr./maio 2002.

CAPRA, Fritjof. A Teia da Vida: Uma Nova Compreensão Científica dos Sistemas Vivos. São Paulo: Editora Cultrix, 1996.

COMPANHIA VALE DO RIO DOCE. Não existe meio rio, [...] E meio ambiente, existe? Revista Veja, ed. 1758, p. 50-51, 2002.

CSN. A CSN está dando luz ao novo milênio. Revista Veja, ed. 1630, p. 93, 2000.

DETEN Detergentes do Nordeste S.A. Biodegradável: uma nova etapa no esforço pela preservação da natureza. Revista Veja, ed. 725, p. 87, 1982.

DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. Lisboa: Edições 70, 1995.

DURAND, Gilbert. Campos do imaginário. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.

DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: DIFEL, 2011.

ELETROBRÁS. Aqui está uma empresa que investe em sustentabilidade com energia limpa e renovável. Revista Veja, ed. 2253, p. 62-63, 2012.

ELETROBRÁS. Gerar energia limpa e renovável é um compromisso da Eletrobrás. Revista Veja, ed. 2358, p. 12, 2014.

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 2011.

EMS. Medicamentos devem ficar fora do alcance das crianças. Revista Veja, ed. 2487, p. 53, 2016.

EXAME. ESG: o que é a sigla que virou sinônimo de sustentabilidade. 4 jul. 2024. Disponível em: <https://exame.com/esg/o-que-e-esg-a-sigla-que-virou-sinonimo-de-sustentabilidade/>. Acesso em: 28 fev. 2025.

FIAT Automóveis S.A. Ecologia. Prêmio Fiat Automóveis para Universitários – 1982. Revista Veja, ed. 725, p. 12, 1982.

FRIBOI. Confiança do início ao fim. Revista Veja, ed. 2460, p. 14-15, 2016.

GIACOMINI FILHO, Gino. Ecopropaganda. São Paulo, SENAC, 2004.

HOECHST. Ao ver o homem pisar na Lua, Seu Jofre achou que era truque da televisão. Revista Veja, ed. 1038, p. 3, 1988.

HOECHST. Ciências da Vida significam o futuro da saúde e da alimentação. Revista Veja, ed. 1554, p. 22, 1998.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Classificação nacional das atividades econômicas. Disponível em: <https://cnae.ibge.gov.br/>. Acesso em: 28 fev. 2025.

INDÚSTRIAS KLABIN. O patrimônio da Klabin cresce da noite para o dia. Revista Veja, ed. 932, p. 144, 1986.

KEY ESG. 50 ESG statistics you need to know in 2024. 50 ESG statistics you need to know in 2024. 2 fev. 2024. Disponível em: <https://www.keyesg.com/article/50-esg-statistics-you-need-to-know-in-2024>. Acesso em: 28 fev. 2025.

LOVELOCK, James. A vingança da Gaia. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2006.

LOVELOCK, James. Gaia: um novo olhar sobre a vida na Terra. Lisboa: Edições 70, 1995.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 7. ed. rev. mod. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: necrose. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1997.

MORIN, Edgar. O método 3: O conhecimento do conhecimento 1. Lisboa, Publicações Europa-América, 1996.

O BOTICÁRIO. Mais uma história de amor ganha o Oscar. Você e O Boticário. Revista Veja, ed. 1940, p. 46-47, 2006.

PERSICO PIZZAMIGLIO. Atrás de cada gota de energia está a liderança da Persico Pizzamiglio. Revista Veja, ed. 593, p. 2, 1980.

PETROBRAS. A Petrobras transformou petróleo em ouro. Revista Veja, ed. 1863, p. 60-61, 2004.

PREFEITURA DE SÃO PAULO; ASSOGÁS. Dê uma flor para São Paulo respirar melhor. Revista Veja, ed. 278, p. 83, 1974.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

SANTOS, Francisco. O paradoxo da sustentabilidade na propaganda: trajetos de sentido e ciclos do imaginário. Porto Alegre: Imaginalis, 2021. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/imaginalis/editora/o-paradoxo-da-sustentabilidade-ambiental-na-propaganda-trajetos-de-sentido-e-ciclos-do-imaginario/>. Acesso em: 28 fev. 2025.

SANTOS, Francisco. Sustentabilidade ambiental na propaganda: das imagens aos mitos na comunicação persuasiva. 161 p. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2014.

SENDA Comercial e Participações Ltda. DS 328 – A agrovia da Cana. Revista Veja, ed. 699, p. 44, 1982.

SIEMENS. Lavoura de energia... e nesta terra em se plantando tudo dá. Revista Veja, ed. 1426, p. 26-27, 1996.

SUDENE – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. A Moeda do Desenvolvimento. Revista Veja, ed. 278, p. 18, 1974.

VALE. Instituto Tecnológico Vale. A mineração do futuro começa aqui. Revista Veja, ed. 2148, p. 16, 2010.

Published

06-05-2025

How to Cite

Santos, F., & Martins, A. T. (2025). Environmental sustainability and ESG: the imaginary of eco-advertising in Brazil. E-Compós. https://doi.org/10.30962/ecomps.3150

Issue

Section

Ahead of Print