O grau zero da comunicação

Autores/as

  • José Luiz Braga

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1161

Palabras clave:

Códigos & inferências, Imitação, Grau zero

Resumen

Os códigos requeridos para viabilizar a comunicação são produzidos por processos comunicacionais. Essa premissa põe o problema do grau zero da comunicação: qual o ponto de partida do fenômeno comunicacional gerador e usuário de códigos e inferências? A hipótese trabalhada é que o grau zero é a competência biológica da imitação. O texto dialoga com proposições de Gabriel Tarde, sintonizando e tensionando o autor. Debate aspectos biológicos e sociais da imitação; relações entre imitação e invenção; e a circulação comunicacional em contraste com mera propagação. Conclui com reflexões heurísticas, e propõe que a invenção comunicacional é inerente ao aspecto lacunar do instinto da imitação.

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Publicado

11-09-2015

Cómo citar

Braga, J. L. (2015). O grau zero da comunicação. E-Compós, 18(2). https://doi.org/10.30962/ec.1161

Número

Sección

Teorias