Narrativas sobre o golpe no Brasil: acontecimento, jornalismo e disputas de sentido

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1597

Palabras clave:

Jornalismo. Acontecimento. Narrativa.

Resumen

Ancorados em acontecimentos políticos brasileiros recentes – o impeachment de Dilma Roussef e os processos judiciais que levaram à condenação e prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – refletimos sobre disputas de sentido e jogos de poder que envolvem os gestos de narrar jornalisticamente os acontecimentos. Metodologicamente, analisamos notícias recolhidas dos sites Uol e Jornal GGN, adotando como procedimento entrecruzamentos possíveis entre narrativas e acontecimentos. Da análise emergem disputas de sentido na definição dos acontecimentos políticos que contrapõem a noção de golpe contra a democracia à de ações políticas e judiciais pautadas por princípios constitucionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Alberto Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG, na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde desenvolve pesquisas sobre Jornalismo, Narrativa, Divulgação Científica, Aids, Homofobia e Relações de Gênero, com financiamento da Capes, da Fapemig e do CNPq. É um dos coordenadores do Grupo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência, com artigos publicados em periódicos e capítulos de livros, além de livros publicados individualmente, em colaboração e como organizador. Pesquisador 2 do CNPq. E-mail: carloscarvalho0209@gmail.com.

Publicado

30-09-2019

Cómo citar

Carvalho, C. A. (2019). Narrativas sobre o golpe no Brasil: acontecimento, jornalismo e disputas de sentido. E-Compós, 22(1). https://doi.org/10.30962/ec.1597

Número

Sección

Artigos Originais