A invenção de um país de empreendedores sociais: “Imagina na Copa” e seu projeto de Brasil

Auteurs-es

  • Vander Casaqui

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.1104

Mots-clés :

Empreendedorismo social. Comunicação e discurso. Sociabilidade. Consumo. Comunidade.

Résumé

Este estudo trata do tema do empreendedorismo social, a partir de sua dimensão discursiva, através da análise do projeto “Imagina na Copa”, uma plataforma digital que dá visibilidade a iniciativas de empreendedores sociais brasileiros. O“projeto de comunidade” permite compreender a articulação do papel social (DAHRENDORF) do empreendedor social no país imaginado, no qual os jovens brasileiros são protagonistas e agentes da “transformação” - articulada entre a atitude positiva individual e o trabalho cooperativo. O quadro teórico trata dos significados do empreendedorismo social, de sua relação com o espírito do capitalismo, de seu caráter de discurso social (ANGENOT); as análises do corpus são realizadas a partir da proposta teórico-metodológica da análise do discurso.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

26-05-2015

Comment citer

Casaqui, V. (2015). A invenção de um país de empreendedores sociais: “Imagina na Copa” e seu projeto de Brasil. E-Compós, 18(1). https://doi.org/10.30962/ec.1104

Numéro

Rubrique

Política