“Seja uma mulher vencedora!”: particularidades de gênero e definições do sucesso na literatura de autoajuda

Autores

  • Mayka Castellano

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1131

Palavras-chave:

AUTOAJUDA, SUCESSO, GÊNERO

Resumo

Neste artigo, a partir da análise de discurso de inspiração pós-estruturalista, avalio um exemplar da literatura de autoajuda voltado para o sucesso feminino. A leitura do livro Marketing de B.A.T.O.M: atitudes que fazem da mulher uma vencedora, de Fádua Sleiman (2008), permite verificar a existência de determinadas demandas típicas do imaginário do sucesso contemporâneo, que incita a todos a serem vencedores, ao mesmo tempo em que fornece indicativos de que, ao se referirem especificamente às mulheres, esses livros apontam uma série de continuidades problemáticas relativas às questões de gênero e à inserção da mulher no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

11-09-2015

Como Citar

Castellano, M. (2015). “Seja uma mulher vencedora!”: particularidades de gênero e definições do sucesso na literatura de autoajuda. E-Compós, 18(2). https://doi.org/10.30962/ec.1131

Edição

Seção

Cultura