Ruptures et retournements de la sémiologie des médias à l’ère de la communication

Auteurs-es

  • François Jost

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.131

Mots-clés :

Televisão, Semiologia, Gênero, Campo cinematográfico

Résumé

Quais as contribuições das ciências da comunicação para a semiologia? Com intuito de responder a esta questão, parto de duas experiências televisivas impossíveis de serem pensadas dentro do quadro de referência de uma semiologia imanente e sugiro uma reversão coperniciana. Para analisar a televisão, não é mais possível partir da imagem, deve-se partir dos gêneros. A partir daí, exponho quatro proposições que fundamentam meu sistema conceitual, que envolve uma nova concepção dos gêneros e da comunicação televisiva. Demonstro, ao mesmo tempo, que a “teoria do contrato” se refere apenas a um caso particular, o da “leitura escolada”, sendo incapaz de pensar a relação dinâmica entre emissor e receptor devido à promessa pragmática. O método exposto aqui é, em seguida, estendido ao campo cinematográfico, que demanda uma mudança epistemológica do mesmo tipo.

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Comment citer

Jost, F. (2007). Ruptures et retournements de la sémiologie des médias à l’ère de la communication. E-Compós, 8. https://doi.org/10.30962/ec.131

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático